Diario de Pernambuco
Busca

Música

Ode erudita à Leda

Com toda a programação gratuita e dedicada a Leda Alves, 25º Festival Virtuosi Rafael promove concertos de músicos locais, da Inglaterra, Sérvia e França

Publicado em: 02/12/2023 06:00

Rafael e Ana Lúcia Altino apresentam o 3º movimento da %u201CSonata para cello e piano (Hannah Carvalho)
Rafael e Ana Lúcia Altino apresentam o 3º movimento da %u201CSonata para cello e piano (Hannah Carvalho)
A partir deste sábado até a próxima sexta-feira (8), a melodia clássica brasileira e internacional ecoa em sintonia com a multiculturalidade do Recife. O Virtuosi Rafael Garcia, capitaneado pela pianista pernambucana Ana Lúcia Altino, chega à 25ª edição com atrações inéditas. A programação contempla quatro concertos - dois na Igreja da Madre de Deus e dois no Teatro de Santa Isabel - masterclass, oficina de música para pessoas com deficiência, concerto no Compaz Governador Miguel Arraes e o Virtuosi Diálogos, para quem deseja aprofundar os conhecimentos em música erudita. 

Os artistas anunciados se destacam pelo protagonismo mundial em seus respectivos instrumentos. São eles: a violoncelista sérvio-francesa Maja Bogdanovic, o duo Flúte Transcriptions, formado pela flautista brasileira Raquele Magalhães e pela pianista francesa Marie-Josèphe Jude, além de Daniel Rowland, holandês/inglês, um dos maiores violinistas da atualidade. Fazendo as honras da casa, Rafaell Altino, que do Recife ganhou o mundo e é hoje o principal violista de sinfônica na Dinamarca, Ana Lúcia Altino e a Orquestra Jovem de Pernambuco. 

Falecida em 4 de novembro, Leda Alves é a homenageada deste ano. A atriz e gestora pública sempre foi entusiasta e apoiadora do Virtuosi. “Em 1997, antes de o festival começar, fui atrás de Leda para conseguir recursos. Foi uma das pessoas que me ajudou já naquela época”, conta Ana Lúcia. Para a organizadora, o tributo, mesmo singelo, reflete a essência cultural de Leda. “É merecida, é pequena, é simples, mas é aquilo que ela gostava”. No último dia, ela e o filho Rafael Alttino apresentam o 3º movimento da “Sonata para cello e piano” de Rachmaninoff, em homenagem à Leda. 

A nova geração de tenores, dançarinos e instrumentistas pernambucanos demonstra a influência do Virtuosi ao longo dos últimos 25 anos. Nilson Galvão, atual regente da Orquestra Criança Cidadã, assumiu a posição aos 32 anos. Ele iniciou os estudos formais de música em 1988, quando houve a primeira edição do festival. “A gente tem feito muita coisa”, garante Ana Lúcia. Por outro lado, além de ser vitrine para talentos locais, o evento se consolida entre os principais eventos eruditos com a presença de nomes internacionais. “É muito importante Daniel Rowland vir e as pessoas assistirem, porque você também aprende”.

Programação
A abertura do 25º Festival Virtuosi terá o concerto “Recompondo Vivaldi”, com o violinista Daniel Rowland acompanhado da Orquestra Jovem de Pernambuco. A parceria vai interpretar “As Novas Quatro Estações - Recompondo Vivaldi”, uma obra do compositor britânico Max Richter. Neste domingo, às 19h, na Igreja Madre de Deus. o Duo Rowland & Bogdanovic apresenta um programa inédito com duetos para violino e violoncelo. 

A programação segue entre segunda e quinta-feira, no Compaz Governador Miguel Arraes, quando acontece o Virtuosi Diálogos, das 17h às 19h, com o professor Sergio Barza. As Oficinas de Sensibilização Percussiva para Pessoas com Deficiência, ministradas pelo professor Jorge Martins, vão ocorrer de segunda à quarta, também no Compaz, das 15h às 17h. Ainda no dia 7, às 17h, será realizado o Concerto da Orquestra Jovem de Pernambuco no Compaz, sob a regência de Nilson Galvão.

No mesmo dia, às 20h, o Teatro de Santa Isabel será palco do concerto apresentado pelo duo Flúte Transcriptions, composto pela flautista brasileira Raquele Magalhães e pela pianista francesa Marie-Josèphe Jude. Mais cedo, entre 10h e 12h, Raquele Magalhães oferece uma masterclass de flauta no auditório do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM). A maratona encerra na sexta-feira com o programa “Celebração da Viola”, realizado pelo violista pernambucano Rafael Alttino. 



Tags: rivas | leda | virtuosi, | música, |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL