Diario de Pernambuco
Busca

Artes plásticas

Exposição gratuita no MAMAM reflete sobre as cidades

ExistenCidades conta com 13 fotografias captadas por Beto Figueiroa e uma instalação com recursos audiovisuais

Publicado em: 02/05/2018 10:41

A ideia do projeto surgiu durante o Movimento Ocupe Estelita, em 2014. Foto: ExistenCidades/Divulgação

A exposição ExistenCidades será aberta nesta quarta-feira (2), às 19h, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Rua da Aurora, 265, Boa Vista), com entrada gratuita. O projeto propõe, por meio de 13 fotografias captadas por Beto Figueiroa, e uma instalação num simulacro de um universo “quase urbano” com recursos audiovisuais, o diálogo entre diferentes linguagens. 

O objetivo é pensar a lógica das cidades brasileiras nas primeiras décadas do século 21. A exposição, que traz imagens em formato lambe-lambe, promove o encontro de Beto com o músico Jr. Black (responsável pela criação de textos) unindo imagem, música e literatura. A instalação será feita entre andaimes de construções vazados, com assinatura de Luciana Calheiros e Aurélio Velho, da Zolu Design. 

A ideia do projeto surgiu durante o Movimento Ocupe Estelita, em 2014, mas a relação do fotógrafo com o tema vem desde 2010. Resquícios de convivências, urbanização, concreto, placas, escadas e até mesmo a simples e reflexiva ideia de uma boleia de caminhão ambientada em um não-lugar integram a mostra.

"O ExistenCidades sempre andou comigo mesmo antes da ocupação. Fotografei em Lajedo, Maceió, Mossoró, Goiana, Recife, Porto de Pedras, Serrita, Bonança e na Ilha de Marajó. São fios da meada que trazem referências de cidades", explica Beto. A exposição segue até o dia 29 de julho.

SERVIÇO
Exposição ExisteCidades do fotógrafo Beto Figueiroa
Quando: 2 de maio (abertura) a 29 de julho | 19h
Onde: R. da Aurora, 265 - Boa Vista, Recife 
Quanto: Gratuita
Informações: (81) 3355-6871
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL