Diario de Pernambuco
Busca
LUTO Morre Zygmunt Bauman, um dos maiores pensadores da contemporaneidade Filósofo e sociólogo faleceu aos 91 anos em Leeds, na Inglaterra

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 09/01/2017 14:34 Atualizado em: 09/01/2017 17:50

Bauman tem mais de 40 obras publicadas no Brasil. Foto: reprodução da internet/djizie.pl
Bauman tem mais de 40 obras publicadas no Brasil. Foto: reprodução da internet/djizie.pl


O filósofo e sociólogo contemporâneo polonês Zygmunt Bauman morreu nesta segunda-feira, aos 91 anos, em Leeds, na Inglaterra, noticiou a mídia polonesa. A causa da morte não foi informada.

O pensador tem mais de 40 obras publicadas no Brasil sobre temas diversos, a maioria deles relacionados à sociedade moderna. Nascido em 19 de novembro de 1925, Bauman serviu na Segunda Guerra Mundial pelo exército da União Soviética. Nos anos 1940 e 1950 foi militante entusiasmado do Partido Comunista Polaco, até se desligar da organização devido ao fracasso da experiência socialistas no leste europeu.

Após se graduar em sociologia na URSS, tornou-se professor universitário. Iniciou sua carreira na Universidade de Varsóvia, de onde foi afastado em 1968, após ter vários livros e artigos censurados. Recebeu os prêmios Amalfi (1989, por sua obra Modernidade e Holocausto) e Adorno (1998, pelo conjunto de sua obra). Foi professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia.

A principal teoria do pensador é a da "liquidez" das relações sociais na modernidade e pós-modernidade. Ela abriu um vasto campo de estudos para as mais diferentes áreas, como a filosofia, a cultura, o relacionamento humano - com muito foco no individualismo e a efemeridade das relações - e até mesmo a revolução que as mídias digitais trouxeram para a sociedade moderna.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL