Diario de Pernambuco
Busca
Artes visuais Exposição Tramações movimenta Centro de Artes e Comunicação da UFPE Iniciativa também engloba performances e debates até o mês de junho

Por: Isabelle Barros

Publicado em: 25/05/2016 17:48 Atualizado em: 25/05/2016 19:15

Obra de Carol Cossentino é uma das que constam na exposição Tramações, na UFPE. Crédito: Carol Cossentino/Divulgação
Obra de Carol Cossentino é uma das que constam na exposição Tramações, na UFPE. Crédito: Carol Cossentino/Divulgação

A reflexão sobre cultura visual, gênero e sexualidades deu origem a uma disciplina, chamada Tramações, oferecida para alunos de graduação e pós-graduação em artes visuais da Universidade Federal de Pernambuco. A ação se desdobrou em várias ações abertas ao público e, desta quarta-feira até 16 de junho, o Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE recebe uma exposição, performances e leituras relacionadas a esses temas. As obras são produzidas pelos próprios estudantes.

Confira grade de exposições no Divirta-se

A programação começa às 18h, com a abertura da exposição Tramações, que ficará em cartaz na Galeria Capibaribe, no térreo do CAC. Serão exibidas aquarelas, instalações, videodança, aquarelas, esculturas e fotografia. Este primeiro dia de mostra terá também uma performance, intitulada Vestido vermelho, da artista visual Bárbara Collier. Além da exposição, há outros eventos ligados à disciplina, ministrada pela professora Luciana Borre.

Mais performances estão programadas como desdobramentos da exposição: Pelo toque, com Joana Pontes, às 14h do dia 31 de maio, Armadura e Gostosa, mais duas performances de Bárbara Collier, e Uma performance de gênero em construção, de Natalia Barros, marcada para o dia 16 de junho, às 16h. Também haverá a realização de grupos de leitura, com quatro encontros no próximo mês. A agenda inclui a discussão de Michel Foucault, às 15h do dia 2 de junho, Guacira Louro, às 10h do dia 3 de junho, Judith Butler, no dia 8 de junho, às 10h, e Paul B. Preciado, às 15h do dia 9 de junho.

SERVIÇO
Exposiçao Tramações
Onde: Galeria Capibaribe (Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco)
Abertura: nesta quarta-feira, às 18h
Visitação: 10h às 14h e 16h às 19h, até 16 de junho

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL