Diario de Pernambuco
Busca
Música Alaíde Costa e Gonzaga Leal lançam disco com dois shows no Recife Dupla se apresenta nesta quinta-feira (18) na loja Passa Disco e no sábado (20) na Rouge

Por: Pedro Siqueira - Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/02/2016 08:45 Atualizado em: 18/02/2016 09:12


Projeto musical conta com composições de Alceu Valença e Capiba. Foto: Georgia Branco/Divulgação
Projeto musical conta com composições de Alceu Valença e Capiba. Foto: Georgia Branco/Divulgação

Durante os mais de 10 anos se apresentando juntos com o projeto Porcelana, sempre no Recife, os cantores Alaíde Costa e Gonzaga Leal sempre se deparavam com a pergunta: esse projeto não vai virar disco?. Um empurrãozinho dos fãs os motivou e, neste ano, a dupla lançou o álbum de mesmo nome, já nas lojas. Eles apresentam dois shows de lançamento. O primeiro nesta quinta-feira (18), às 20h, na loja Passa Disco (Parnamirim), e outro no sábado (20), às 21h, na Creperia Rouge (Casa Forte).

Clique e confira os shows que ocorrem no Recife


“Não contamos com nenhum tipo de apoio do governo ou patrocinadores privados. O disco é fruto do nosso suor e da excelente banda que nos acompanha”, destaca Gonzaga. Em mais de 40 anos de carreira, o músico pode se gabar de já ter tocado de tudo, inclusive frevo, explorado em discos-tributo os mestres Nelson Ferreira e Capiba, o que acabou contagiando até a veterana Alaíde. “Ela se enamorou com a música Quando se vai o amor, que inclusive está no nosso repertório”. Além da carreira solo, ele já trabalhou com nomes como Lula Queiroga, Ná Ozetti e Edu Lobo.

A versatilidade de Gonzaga também se aplica a Alaíde, que completou 80 anos em dezembro. A cantora começou a carreira bem na explosão da bossa nova, no final dos anos 1950, e se tornou conhecida popularmente com a parceria com Milton Nascimento e o coletivo Clube da Esquina, com quem gravou a canção Me deixa em paz em 1972. “Na época, o que mais me surpreendeu foi como aqueles meninos eram jovens. Milton, Beto Guedes, eles tinham 16 anos!”, revela Alaíde.

Para os shows no Recife, a dupla apresenta repertório similar ao apresentado na abertura do Festival de Inverno de Garanhuns, no ano passado, com a mistura armorial de erudito e popular. Estão lá compositores renomados como Capiba, Alceu Valença (Solidão) e Caetano Veloso (Divinamente nua, a Lua). Há também espaço para músicos da nova geração como João Cavalcanti, filho do recifense Lenine. Ele assina duas composições do disco: Em tempo e Frevo do contra-êxodo.

Inicialmente pensado de forma despretensiosa, Porcelana já começa a dar resultados para a dupla. “Nos primeiros anos, nos apresentamos juntos apenas no Recife, mas já há convites para outras capitais, como São Paulo e Rio. Ainda é cedo, mas temos muitos planos”. Um deles, ele revela, é gravar um disco em Portugal, com repertório de fados e clássicos do cancioneiro local. “É algo que está em vias de acontecer. Provavelmente será em outubro”, diz Leal. É no momento atual, no entanto, que os dois estão focados. Para o palco, eles prometem mais que um encontro de amigos. É, acima de tudo, uma carta de amor, aos fãs, a eles, e à música.

SERVIÇO
Alaíde Costa e Gonzaga Lean apresentam Porcelana
Quando: Quinta (18), às 20h e sábado (20), às 21h
Onde: Hoje: Passa Disco (Estrada do Encanamento, 480, Parnamirim). Sábado: Rouge (Praça de Casa Forte, 570).
Ingressos: R$ 40 (Rouge). Gratuito (Passa Disco)
Informações: 3040-2552

Duas perguntas >> Alaíde Costa e Gonzaga Leal

Alaíde, como é a sua relação com Pernambuco?
Já venho ao Recife há anos e sempre fico acompanhada de excelentes amigos. Me sinto acolhida, amada, é um lugar especial. Admito que não conheço muito da cidade, mas o que conheço, adoro. Tem vezes que até não tenho nenhum compromisso aqui mas peço pro Gonzaga inventar algo só para poder vir.

Gonzaga, vocês já têm planos para mais projetos juntos depois de Porcelana?
Agora estamos focando em divulgar o disco. Cantamos juntos há mais de 10 anos, mas agora é um momento novo. Quisemos passar primeiro pelo Recife justamente por ser o local onde começou nossa amizade. Em outubro, devemos ir a Portugal gravar um projeto chamado Porcelana portuguesa, com músicas do repertório local. E em agosto, voltaremos ao Recife com o nosso show completo, com a cenografia e teatralidade que é parte importante do espetáculo.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL