Diario de Pernambuco
Busca
Música Filha de Chico Science, Lula fala sobre saída de Gilmar Bola Oito: nunca vi tanta mentira Polêmica veio à tona através de críticas feitas pelo percussionista aos outros integrantes e à empresária Ana Almeida

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/12/2015 19:19 Atualizado em: 23/12/2015 19:25

Lula e Ramon Lira estrelam o clipe "Um sonho", da Nação Zumbi. Foto: YouTube/Reprodução (Lula e Ramon Lira estrelam o clipe "Um sonho", da Nação Zumbi. Foto: YouTube/Reprodução)
Lula e Ramon Lira estrelam o clipe "Um sonho", da Nação Zumbi. Foto: YouTube/Reprodução

A polêmica em torno da saída de Gilmar Bola Oito da Nação Zumbi ganha contornos cada vez mais enigmáticos. Após a troca de mensagens agressivas através das redes socais entre o ex-percussionista e o grupo, a cantora Lula Louise, filha de Chico Science, (1966-1997) também escreveu, no Facebook, a versão dela da história.

Entenda a situação e leia as notas publicadas pela Nação Zumbi e por Gilmar Bota Oito


"Em profundo estado de decepção e tristeza me encontro agora", começa a artista, antes de dizer que a verdade sobre a confusão virá à tona. Em meio à disputa tornada pública recentemente, a única filha de Science pede respeito à memória do pai e critica os "juízes irredutíveis e imediatistas" do tribunal do Facebook.

Lula é vocalista do Afrobombas, grupo criado por Jorge du Peixe, vocalista da Nação Zumbi, e namorada do filho dele, Ramon Lira. O casal protagonizou, em abril, o elogiado clipe Um sonho, dirigido por Pio Figueiroa, no qual trocam carícias e confraternizam.

Para ela, as declarações feitas contra o grupo liderado pelo pai foram friamente elaboradas e calculadas. "Aos fãs donos da razão, peço que parem de falar como se soubessem o que meu pai estaria sentindo nesse momento", acusa. Publicada na tarde desta terça-feira, a mensagem foi compartilhada no Facebook oficial da Nação Zumbi.

A ruptura na formação de um dos mais importantes grupos pernambucanos ocorre às vésperas do aniversário de 50 anos do nascimento de Chico Science. Fora do grupo desde o Rock in Rio, em junho, Gilmar Bola Oito diz ter sido avisado por telefone, pouco tempo antes da apresentação no festival carioca. "Está sabendo não? Fizeram uma reunião, você está fora da banda", teria dito, por telefone, a empresária Ana Almeida, que negou as declarações. As diferenças estão sendo negociadas na Justiça.

Confira a publicação de Lula na íntegra:

"Em profundo estado de decepção e tristeza me encontro agora.
Difícil acreditar o quão baixo podem chegar pra tentar denegrir o trabalho de artistas que sempre foram honestos com seu público. Eu nunca vi tanta mentira inventada à cara dura fazendo alguns virarem as costas para a Nação Zumbi. Com uma lista de acusações friamente elaboradas e enumeradas, fica realmente difícil pra quem vê de fora, acreditar no que a banda quer tentar explicar aos poucos. Me destrói ver tanta gente dando crédito a esses absurdos. Infelizmente estamos condicionados a acreditar nas mentiras que chegam através da tela do computador e do celular. Já estive inúmeras vezes na mesma posição de quem recebe a notícia: é automático, a gente lê a matéria/texto fajuto e ainda consegue concluir que não tem como aquilo não ser mentira. Parece que o primeiro a apontar o dedo é quem está com a razão, e assim começam as longas audiências no tribunal do facebook com seus juízes irredutíveis e imediatistas.
Aos fãs donos da razão, peço que parem de falar como se soubessem o que meu pai estaria sentindo nesse momento. Parem de sugerir pensamentos e atitudes de uma pessoa que nem entre nós está mais. Peço respeito a todos que estão usando o nome do meu pai em vão. Na minha posição de admiradora da banda, eu esperaria. Há muito a ser esclarecido. Sei que as coisas parecem ser como estão tentando fazer parecer. Mas existe uma verdade no meio dessa história que mais cedo ou mais tarde vai chegar, e espero que os que acusam sem conhecê-la tenham a humildade de admitir que erraram ao julgar de forma grosseira como fazem agora. Lembrem-se sempre da lei do retorno, ela nunca falha.

'Outro dia, um cabeludo falou:
Não importam os motivos da guerra, a paz ainda é mais importante que eles.'"



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL