Diario de Pernambuco
Busca

Ataque

Idoso morre após ser picado por abelhas

O corpo da vítima foi encontrado às margens de um rio com várias abelhas

Publicado em: 06/12/2023 22:50

Picadas de abelhas podem ser fatais (Foto: Freepik)
Picadas de abelhas podem ser fatais (Foto: Freepik)

Um idoso de 82 anos identificado como Alberto Alfredo da Silva morreu nesta terça-feira (5) após ser picado por um enxame de abelhas na zona rural do município de Bom Conselho, Agreste de Pernambuco. 

O homem saiu para pescar por volta das 5h e não retornou para casa no horário previsto. De acordo com a Polícia Civil, por conta do atraso, os familiares de Alberto começaram as buscas e o encontraram já sem vida às margens de um rio situado no Sítio Júlio Zuza.

Após a retirada do corpo da vítima, foi possível ver que diversas abelhas estavam grudadas nas roupas e na pele. Logo após isso, o corpo de Alberto foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

No Brasil, entre os anos de 2017 e 2022, cerca de 100 mil casos de acidentes por abelhas foram registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Desses, 303 foram fatais.

Nos casos mais graves de picadas por enxames, pode ocorrer choque, insuficiência respiratória aguda, rabdomiólise e injúria renal aguda.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, as abelhas ditas africanizadas, ou seja, mestiças de Apis mellifera scutellata (africana) e Apis mellifera ligustica (européia) principalmente, são responsáveis por muitos relatos de acidentes, por serem mais agressivas do que as europeias. 

Entre os 5 principais tipos de acidentes por animais peçonhentos, o acidente por abelhas é o único que não possui um soro específico para o tratamento no Brasil, porém há estudos acerca de sua produção.

Tags: bom conselho | enxame | abelha |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL