MEIO AMBIENTE
Com foco na sustentabilidade, educação e transição energética, estado lança pacote ambiental
O "PerMeie" foi lançado, nesta quinta (30), pela governadora Raquel Lyra (PSDB), que está na CVOP-28, em Dubai, nos Emirados Árabe
Por: Wilson Maranhão
Publicado em: 30/11/2023 11:44 | Atualizado em: 30/11/2023 12:22
![]() |
A governadora Raquel Lyra (PSDB) fez o anúncio do plano "PerMeie", durante reunião de chefes de estados de todo o mundo, na COP 28, em Dubai (Foto: Reprodução/Redes sociais ) |
Alinhado a políticas públicas em economia sustentável do mundo, Pernambuco lançou um plano ambiental.
Nesta quinta (30), o governo apresentou um pacote de ações, o “PerMeie”. A idéia é garantir a mudança econômica-ecológica, com foco na sustentabilidade, educação e transição energética.
O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra (PSDB), durante a COP 28, reunião de chefes de governo de todo o mundo, em Dubai, nos Emirados Árabes, no Oriente Médio.
Lyra é a única representante da região Nordeste a participar do debate internacional sobre o meio ambiente e economia sustentável.
De acordo com o governo, o plano estabelece um pacote de ações que redireciona toda a economia do estado,para um desenvolvimento inclusivo, sem deixar de recuperar e proteger o meio ambiente.
Ainda segundo a gestão estadual, o lançamento do PerMeie é o grande produto do Governo do Estado após a Reforma Administrativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, promovida por Raquel Lyra no início de sua gestão.
"O PerMeie trabalha o reposicionamento da economia de Pernambuco com um olhar para a sustentabilidade e mudança climática. É possível ver a mudança climática presente no nosso estado todos os dias, com o aumento da estiagem, as chuvas que ano a ano sacrificam a nossa população, sobretudo aquela mais vulnerável. O reposicionamento da economia do estado trabalhamos com justiça social, mais emprego e renda, com a economia verde, agroecologia do Cais ao Sertão, integrando todo o estado", ressaltou Lyra.
Ainda de acordo com a gestão estadual. a iniciativa foi construída com base em sete pilares de atuação: Indústrias sustentáveis; Transição energética ágil, responsável e justa; Ativos Ambientais e Mercado de Carbono; Agricultura familiar resiliente; Educação Técnica, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação; Governo sustentável; e Noronha Sustentável.
![]() |
De acordo com o governo, o plano estabelece um pacote de ações que redireciona toda a economia do estado,para um desenvolvimento inclusivo, sem deixar de recuperar e proteger o meio ambiente (Foto: Agência FreePik) |
Entre as práticas previstas estão desde soluções de baixo carbono e de proteção a unidades de conservação; passando por estratégias para incentivar o hidrogênio verde e energia solar; o fortalecimento da economia circular; e criação de redes de reflorestamento.
Desenvolvimento econômico e social
Ainda de acordo com o Governo do Estado, o plano além da valoração do meio ambiente, todas as ações estão atreladas ao desenvolvimento econômico e social.
Serão implementadas ao longo dos próximos quatro anos, mas algumas já estão em curso por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas) e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC).
Desafio
Ainda segundo a gestão estadual, o plano lança um desafio a todas as secretarias e órgãos do estado, com o objetivo de promover uma verdadeira mudança de paradigma, em que a proteção ao meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas devem nortear os pilares da economia e das políticas públicas sociais de Pernambuco.
O PerMeie foi desenhado sob as diretrizes da Economia ASG (Ambiental, Social e de Governança), que norteia, atualmente, todo o mercado mundial de capitais, o que equivale a mais de US$ 40 trilhões de dólares, ou 25 vezes o PIB do Brasil.
Confira os pilares do PerMeie:
- Indústrias sustentáveis;
- Transição energética ágil, responsável e justa;
- Ativos Ambientais e Mercado de Carbono;
- Agricultura familiar resiliente;
- Educação Técnica, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação;
- Governo sustentável;
- Noronha Sustentável
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS