Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Prefeitura do Recife dá dicas sobre prevenção de IST no Carnaval

Publicado em: 10/02/2023 09:50

Durante os dias de folia, a Secretaria de Saúde do município irá distribuir preservativos, gel lubrificante e ofertará também testes rápidos para para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C (IKAMAHÃ / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE)
Durante os dias de folia, a Secretaria de Saúde do município irá distribuir preservativos, gel lubrificante e ofertará também testes rápidos para para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C (IKAMAHÃ / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE)
Pensando na saúde e segurança dos foliões, a Prefeitura do Recife orienta a população sobre como se prevenir das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), especialmente neste período de Carnaval. Neste ano, haverá uma novidade para estes cuidados: agora o município também vai ofertar a Profilaxia Pós-Exposição (PeP) ao vírus HIV em unidades próprias, anteriormente, durante as Festas de Momo, o serviço era feito apenas em hospitais estaduais. Além disso, haverá também orientações sobre prevenção, distribuição de preservativos, gel lubrificante e realização de testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.



O esquema especial da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife para prevenção das IST no Carnaval inclui ainda a distribuição de 1,3 milhão de preservativos masculinos e femininos, 300 mil sachês de gel lubrificante e 25 mil panfletos com materiais educativos. Esses itens poderão ser retirados nos polos do Recife Antigo e do Ibura. Além disso, agentes redutores de danos também farão ações nos polos descentralizados, levando preservativos e informação sobre prevenção e a rede de cuidado.



Na capital, nos dias de folia, o tratamento da PeP estará disponível nas Policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela; Arnaldo Marques, no Ibura; e Agamenon Magalhães, em Afogados. Essa estratégia de prevenção é ofertada em casos de violência sexual, acidente com o uso do preservativo (rompimento ou saída) durante ato sexual, contato com materiais perfurocortantes com risco de infecção e para profissionais de saúde que tenham acidente de trabalho com risco biológico. 



“A PeP deve ser iniciada, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição, e, no máximo, em até 72 horas para garantir uma maior eficiência”, explica o coordenador da Política de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis do Recife, Airles Ribeiro.



As infecções sexualmente transmissíveis mais conhecidas são, de fato, HIV, sífilis e hepatites B e C, no entanto, existem muitos outros agravos que são potencialmente contagiosos e muitas vezes silenciosos, podendo levar tempo até que apareçam os seus primeiros sinais e sintomas. Alguns exemplos de outras IST são HPV, gonorreia, herpes genital, clamídia e tricomoníase.



A principal dica para não contrair nenhuma dessas IST e evitar a transmissão é fazer uso de preservativo durante as relações sexuais, inclusive no sexo oral. Além disso, é importante evitar o compartilhamento de materiais de uso pessoal, como alicates, pinças, aparelhos de barbear, ou qualquer outro utensílio perfurocortante. 



"O melhor cuidado com essas doenças é realmente a precaução. A camisinha, por exemplo, é a principal forma de prevenção e, além de evitar as infecções, é um dos métodos mais eficazes contra uma gravidez não planejada. Essa é a barreira de mais fácil acesso à população e pode ser obtida até de forma gratuita em toda rede municipal de saúde. Então, não tem desculpa para não usar”, reforça Ribeiro.



E justamente por algumas doenças terem um período de incubação mais longo que é importante realizar a testagem. No Recife, esse serviço é oferecido gratuitamente nas unidades de saúde da Sesau do município. Durante o período de Carnaval, será ofertada também em dois pontos: na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, e no Ibura, Zona Sul do Recife, das 18h às 2h. 



Todo o processo é sigiloso e o resultado sai em cerca de meia hora. Nos casos em que o resultado der positivo, o usuário receberá aconselhamento e será encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde. O Polo Arsenal funcionará de quinta (16) até terça-feira (21). Já o Polo Ibura estará aberto do domingo (19) até a Quarta-feira de Cinzas (22). 

Tags: recife | saúde | carnaval | ist |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL