Clouds26° / 28° C

LUTO

Major da PM morre vítima de tiro acidental na cabeça durante curso de segurança e proteção

Publicado em: 23/11/2022 12:30 | Atualizado em: 23/11/2022 12:30

Francisco Alexandre será enterrado sob honras militares, no município do Paulista (Divulgação)
Francisco Alexandre será enterrado sob honras militares, no município do Paulista (Divulgação)
Major da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Francisco Alexandre Bezerra da Silva morreu nesta terça-feira (22), vítima de um tiro acidental que perfurou uma divisória entre salas e atingiu sua cabeça. Ele tinha 38 anos e estava em Brasília, no Distrito Federal, participando da segunda edição do Curso de Segurança e Proteção de Autoridades.

Francisco Alexandre chegou a ser encaminhado ao Hospital Regional do Gama, mas não resistiu aos ferimentos provocados pelo tiro.
 
Ele iniciou a sua trajetória militar em março do ano de 2002, acumulando passagens por corporações como a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e o  Batalhão Integrado Especializado (BIEsp). Atualmente, ele integrava o quadro de funcionários da Secretaria de Defesa Social (SDS) como ajudante de ordem.

Autor do disparo
O homem responsável pelo tiro acidental que matou Francisco Alexandre foi levado até a 4ª Delegacia de Polícia do Gama, que abriu investigações sobre o caso. Seu nome não foi divulgado.

Despedida 
O corpo do major chegou ao Recife nesta quarta-feira (23) pela manhã. A previsão é de que o velório seja iniciado às 14h e o enterro aconteça às 17h, no Crematório e Cemitério Morada da Paz, no município do Paulista. Entre as homenagens, estão previstas honras militares.

Abaixo, confira na íntegra a nota da SDS sobre a morte 
"Comunicamos, com imenso pesar, a morte do major da PMPE Francisco Alexandre Bezerra da Silva, de 38 anos. Na manhã de ontem (22), ele participava, em Brasília, do 2º Curso de Segurança e Proteção de Autoridades, promovido pela Força Nacional, quando foi atingido por tiro disparado por um integrante da FNSP, que estava em outra sala. O projétil, no entanto, transfixou a divisória das salas e atingiu o major Alexandre, que foi socorrido para  o Hospital Regional do Gama, mas, infelizmente, não resistiu ao grave ferimento na cabeça. Em Brasília, onde participava do encontro do Consesp, o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, deslocou-se para a unidade hospitalar e acompanhou, junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, os procedimentos cabíveis. O autor do disparo acidental foi encaminhado para a 14ª Delegacia de Polícia, no Gama, que conduzirá as investigações. Perícias criminais e médico-legais foram realizadas, assim como uma aeronave fez, na manhã de hoje (23), o translado do corpo para o Recife, onde haverá o velório (14h) e enterro (17h) desta quarta-feira, no cemitério Morada da Paz, com honras militares. Major Alexandre ingressou na PMPE em 15 de março de 2002. Nesses mais de 20 anos de carreira, serviu à corporação e à população pernambucana atuando pela Rocam, 1º BIEsp (Caruaru), 2º BIEsp (Petrolina) e BOPE. Conseguiu feito de poucos ao concluir, em 2009, o 8º Curso de Operações Policiais Especiais, tornando-se um “Caveira”. Chegou à SDS em fevereiro de 2020, onde desde então vinha exercendo a função de Ajudante de Ordem. Major Alexandre foi um profissional extremamente qualificado, dedicado e um companheiro de trabalho querido, conquistando admiração e amigos por onde passou. Sua trágica e prematura morte enluta todos os que fazem a segurança pública em Pernambuco. Transmitimos nossos sentimentos à sua esposa, Jaqueline, representando demais familiares e entes queridos", disse a nota.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias