Diario de Pernambuco
Busca

CIDADANIA

Juventudes de Recife e mais 15 cidades mobilizam intervenções artísticas e educacionais para Eleições

Publicado em: 26/09/2022 11:00

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Outdoors, lambes, projeções visuais e muitas outras ações promovidas pelo Engajamundo acontecem ao longo do mês de setembro a fim de chamar atenção para a importância da participação do jovem na política. O projeto visa convocar e estimular os jovens a participarem e ocuparem a política brasileira, inclusive a partir do voto consciente em 2022, como forma de defender o que acreditam.

Cidades de diversos estados brasileiros vem recebendo desde o dia 16 de setembro, intervenções artísticas, educacionais e de mobilização de O Rebuliço, programa de permanência da organização de juventudes Engajamundo, que tem por objetivo promover a criação de mecanismos para inclusão de jovens ativistas em condições de vulnerabilidade em espaços de tomada de decisão. A cidade de Recife faz parte da programação.

Hoje, mais de 30 jovens voluntários da rede são atendidos pelo programa, por meio de formações e recursos que potencializam suas atividades na organização. As ações terão como tema a pesquisa "Cadê os jovens na política pública federal?”, realizada pelo próprio Engajamundo, em parceria com os Institutos Cíclica e Veredas, que denunciou a queda de cerca de 50% das políticas públicas voltadas para o atendimento da juventude no âmbito federal entre 2020 e 2021. 

Outdoors, projeções, busdoors, lambes, pinturas, grafites, adesivos, fotografias e muitas outras formas de manifestação são esperadas nesta primeira edição do programa, que tem como propósito aproveitar o momento de eleições para chamar atenção para a necessidade de haver mais políticas destinadas ao público jovem em toda a sua composição: comunidades tradicionais, indígenas, pessoas pretas e LGBTQIA+. 

As atividades do projeto já foram iniciadas em Salvador (BA), com a distribuição de adesivos; São Paulo (SP), Belém (PA) e Recife (PE), com projeções visuais; e em Belo Horizonte (MG), com a colagem de lambes. O projeto contempla, ao todo, 16 cidades e dez estados brasileiros. As demais localidades com intervenções programadas são: União dos Palmares (AL), Imperatriz (MA), São Luís (MA), Porto Seguro (BA), Feira de Santana (BA), Santarém (PA), João Pessoa (PB), Itabaiana (SE), Caucaia (CE), Franca (SP), Piracicaba (SP). 

Para acompanhar a programação da sua região, é possível  acompanhar o Instagram da organização @engajamundo. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL