Diario de Pernambuco
Busca

CIÊNCIA

Espaço Ciência promove Semana da Energia

Publicado em: 19/05/2022 14:57

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.

A partir da próxima segunda (23), o Espaço Ciência oferece uma programação especial para lembrar a importância do uso racional de energia e incentivar a utilização de energias renováveis. A semana de atividades remete ao Dia Mundial da Energia, celebrado em 29 de maio. Sete oficinas estarão sendo oferecidas aos visitantes, que também poderão desfrutar das ações pedagógicas na unidade móvel da Neoenergia, parceira do Museu.

Trata-se de um espaço adaptado para o desenvolvimento de ações pedagógicas pela Neoenergia Pernambuco, equipada com iluminação cênica, maquete virtual, vídeos, jogos e experimentos interativos. A unidade estará disponível no estacionamento do Museu.

Ao longo do percurso no Museu, além das atrações permanentes que tem a energia como foco, os visitantes poderão optar por sete diferentes oficinas. Poderão, por exemplo, construir um dispositivo para armazenar cargas elétricas; tentar vencer o labirinto elétrico enquanto descobre sobre circuitos e tensão; participar de uma gincana sobre fontes de energia; construir cataventos enquanto aprende sobre energia eólica; ou participar de um divertido show com experimentos na área de energia. Confira as opções:

Energia sem fio (Ensino Fundamental II e Médio): Ao montar uma bobina, os visitantes estarão descobrindo como funciona a transmissão da energia elétrica sem a necessidade de fios?

Labirinto Elétrico (Ensino Fundamental I, II e Médio): Os visitantes vão disputar uma competição para ver quem consegue vencer no Labirinto Elétrico e, de forma divertida, descobrirão como funcionam e são montados os circuitos elétricos.

Quem mais gasta energia? (Ensino Fundamental I, II e Médio); Que tal um jogo em que as organizarão os eletrodomésticos em ordem do que mais consome energia? Também será possível conhecer uma casa onde o consumo de energia é o mais baixo possível e conhecer dicas de como reduzir a conta da energia elétrica.

Energia que cabe num pote (Ensino Fundamental II e Médio): Nessa oficina, os visitantes poderão construir uma garrafa de Leyden, dispositivo capaz de armazenar cargas elétricas. E, assim, compreender conceitos básicos de eletrostática e processos de eletrização.

Fontes Energéticas e impactos socioambientais (Ensino Fundamental II e Médio): Após conhecer uma exposição interativa sobre as fontes de energia, eólica, solar, hidroelétrica, termoelétrica e nuclear, os visitantes participarão de uma divertida gincana.

A Origem dos Ventos e a Geração de Energia Eólica (Ensino Fundamental I, II e Médio): Enquanto confecciona um catavento de papel, a meninada aprenderá um pouco sobre os ventos e a energia eólica.

Show da Energia (Todos os públicos): Aqui, quem faz o “show” são os divertidos e interativos experimentos com foco na área de energia.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL