Mobilidade Pedestre será prioridade de novo Plano de Mobilidade do Recife Documento, em elaboração pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, deve ser encaminhado à Câmara Municipal no próximo semestre

Por: Anamaria Nascimento

Publicado em: 27/05/2016 07:12 Atualizado em: 27/05/2016 08:07

Priorizar os pedestres. A ação apontada como uma das soluções para melhorar a mobilidade urbana nas cidades deve receber reforços com a implementação do Plano de Mobilidade Urbana do Recife. O documento, em elaboração pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, deve ser encaminhado à Câmara Municipal do Recife no próximo semestre. No projeto - que tem como uma das prerrogativas propor soluções para resolver os problemas das calçadas - está contemplada a pedestrianização de ruas e a previsão de restrição de circulação de veículos motorizados em determinados dias e horários. De acordo com o instituto, uma via com potencial para receber um projeto piloto de priorização dos pedestres é a Rua da Hora, no bairro do Espinheiro.

Conhecida por ser o polo gastronômico da Zona Norte do Recife, a rua tem as características necessárias para a criação de um projeto de priorização dos pedestres: é arborizada e tem vários pontos comerciais em toda a extensão. “Ela tem os atributos das vias que vamos priorizar para serem pedestrianizadas. As ruas Afonso Pena, nos arredores da Universidade Católica (de Pernambuco), e do Futuro também têm potencial para um projeto piloto nesse sentido”, afirmou o presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, João Domingos.

Para as vias que receberão ações especiais para privilegiar os pedestres, o plano prevê a padronização de calçadas, a instalação de “martelos urbanos” (redesenho das esquinas ampliando a calçada para cima das áreas zebradas) e a priorização de veículos não motorizados. “Estamos fazendo um mapeamento nas principais vias da cidade para saber como podemos melhorar a situação para os pedestres. Dentre elas, podemos identificar ruas para serem fechadas (para carros) ou ter circulação restrita”, disse o presidente do órgão.

Segundo o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, o Plano de Mobilidade Urbana do Recife - que tem como objetivo orientar os investimentos públicos em infraestruturas de transportes da cidade pelos próximos anos - está pela metade. Entre os 50% pendentes estão os resultados do diagnóstico dos deslocamentos na cidade; a realização de sessões de debates em alguns bairros e uma discussão prévia antes do envio à Câmara. A conclusão do plano era prevista para este semestre. “Depois de passar pelo poder legislativo, ainda será necessário um projeto executivo para aplicação do que está no plano”, explicou João.
O arquiteto e urbanista Geraldo Marinho, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), destacou que priorizar o pedestre não significa necessariamente fechar as ruas para carros. “Na década de 1980, quando a Rua Nova foi fechada, essa concepção era mais forte. Hoje, a criação de espaços exclusivos para pedestres foi substituída pela ideia de compartilhamento harmônico entre diversos modais”, destacou. Ele deu como exemplos que podem ser usados como inspirações pelo Recife o centro histórico de Santiago, no Chile, e a área histórica de Oxford, Inglaterra. “Nesses lugares, as calçadas são muito largas e há apenas uma faixa para os ônibus circularem em baixa velocidade.”

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