Entrevista "O que está acontecendo é inédito", diz infectologista Vicente Vaz O especialista analisa as dificuldades no combate ao mosquito vetor da dengue, chikungunya e zika

Publicado em: 25/11/2015 07:51 Atualizado em: 25/11/2015 09:00

Se confirmada a relação entre o zika vírus e a microcefalia, qual é a dimensão do problema?
O que está acontecendo é inédito. Está atraindo a atenção de especialistas de todo o mundo. Se confirmada a relação, um problema grande estará instalado. Vai ser preciso um mutirão no sentido de controle do mosquito vetor. Até que se descubra uma vacina, não há outra alternativa.

Quais as maiores dificuldades enfrentadas no controle do mosquito vetor da dengue, chikungunya e zika?
Vi, pessoalmente, o primeiro caso de dengue em 1987, em um surto que estava ocorrendo em Maceió, Alagoas. São quase 30 anos de dificuldades de controle do vetor. O clima dificulta, a questão do abastecimento de água, a rede de esgoto, são muitas variáveis. A curto prazo, a medida talvez mais eficaz é o controle do mosquito vetor, com a implementação de uma força-tarefa. Já se sabe como fazer isso, temos estrutura, treinamento, mas é preciso levar mais a sério, transformar em política de estado em todos os níveis. Não adianta combater o vetor na minha casa e na do vizinho ter focos. A população agora vai estar mais mobilizada do que nunca, muito pelo medo. Era a hora do governo, enquanto autoridade, aproveitar a sensibilização. 

Por que ao longo de todos esses anos temos tido tanta dificuldade em controlar o vetor dessas doenças?
Falta continuidade nas ações para controlar o vetor e simultaneidade. É preciso que as ações sejam coordenadas, com esforço de cada prefeito, governador, da federação e, inclusive, do continente. O vírus 4 da dengue, por exemplo, entrou pela Venezuela nos países vizinhos.

É possível contrair zika mais de uma vez?
Conhecemos até agora apenas um sorotipo de zika, então a princípio só se pode adoecer uma vez. As epidemias, em geral, têm um pico. Talvez ele já tenha sido atingido a população suscetível.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL