Diario Urbano Insegurança ronda os vagões do metrô

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 22/08/2015 17:05 Atualizado em:

Trens do medo

Por muito tempo, o Metrô do Recife foi referência de segurança no sistema de transporte público de passageiros. Viajava-se tranquilo. “Homens de preto” circulavam de um vagão a outro. Eles sumiram sem que substitutos fossem postos. E abriu-se um vácuo na vigilância. Os ambulantes se apresentaram nos vagões e, sem encontrarem resistência, foram se espalhando pelas estações. Fizeram do metrô um mercado persa. No momento seguinte, vieram os assaltantes. Esses, mais ousados que os vendedores, passaram a invadir os trens, levando qualquer objeto à sua frente e gerando medo. O temor de que homens armados apareçam se instalou nas linhas Centro e Sul, fortalecido nas últimas 48 horas com mais dois assaltos. Tomaram a renda da bilheteria da Estação Ipiranga, da Linha Centro, e roubaram quem se encontrava em um dos vagões do trem da Linha Sul, entre as estações Imbiribeira e Largo da Paz. Também preocupante nesses episódios, aliado à decisão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de fechar de maneira definitiva os caixas-eletrônicos das estações devido a arrombamentos, é saber que dezenas das vítimas nem sequer  egistram as queixas policiais. Perderam a crença no esclarecimento dos crimes. Por enquanto, nem esclarecidos e nem a esperança de que a segurança volte a ser o forte do metrô.

Sujos para  cachorro

Moradores da Rua Santa Leonor, em Boa Viagem, optaram por uma linguagem direta para sensibilizar os proprietários de cães. Como geralmente esses proprietários ignoram as reclamações e, cá para nós, não costumam ler o que está escrito em placas e faixas, os moradores apelaram ao desenho. O recurso é universal.

Resposta negativa

É de cortar o coração a tristeza de pacientes que tiveram cirurgias desmarcadas nos hospitais Agamenon Magalhães e no Getúlio Vargas. Um senhor do Sertão do estado, ainda esperançoso de um sim na última quinta- feira, caiu no choro ao ouvir um não no Agamenon. Parecia criança. Não tem crise que justifique a cena.

Medir o desmatamento

Embora seja o único bioma genuinamente brasileiro, a caatinga não dispõe de um sistema que monitore o desmatamento. O projeto deve sair do mundo das promessas até dezembro, segundo a ministra do Meio Ambiene, Izabella Teixeira. O anúncio foi feito no II Encontro Nacional de Editores e Colunistas (Enecob), em Brasília. Espera-se.

Página do arcebispo

Não será por falta de dados biográficos que a Igreja Católica deixará de beatificar dom Helder Camara, ex-arcebispo de Olinda e Recife. O processo está em curso no Vaticano e o instituto que leva o nome do religioso, o IDHeC, reforçou o que digo. Lançou página eletrônica própria, recheada de informações sobre dom Helder.

Sem parafusos

Agiu rápido a Secretaria-Executiva de Controle Urbano do Recife. Publicamos denúncia do leitor Sílvio Araújo na terça-feira e fiscais, dois dias depois, retiraram da calçada do Parque de Exposição do Cordeiro os parafusos da base de um poste, causa de acidentes de pedestres. Também arrancaram 35 pinos de ferro da calçada.

Recife na festa

O Recife foi incluído na lista de cidades brasileiras para as comemorações dos 40 anos da Visão Mundial no Brasil. Será hoje, 18h, na Igreja A Ponte, Bairro do Recife. Maior organização de apadrinhamento do planeta, a Visão Mundial, presente em 10 estados do país, mantém oito mil “afilhados” na capital pernambucana


TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL