Coletiva
Conselho Regional de Farmácia fala sobre desabastecimento de medicamentos na rede pública estadual
Após constantes denúncias, órgão realizou levantamento e apresenta os números que mostram ainda insuficiência de profissionais e estrutura física inadequada
Publicado em: 11/08/2015 07:49 Atualizado em: 11/08/2015 12:28
O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) se pronuncia, na manhã desta segunda-feira, sobre a falta de medicamentos nas unidades de saúde da rede estadual e nas Centrais de Abastecimento Farmacêuticos (CAFs). Diante de inúmeras e constantes denúncias por parte dos portadores de patologias e pela população usuária do SUS, o órgão realizou, nos meses de junho e julho, levantamento completo da situação de toda a rede, sob gestão direta do estado, administradas pelas chamadas Organizações Sociais (OS) ou pela Universidade de Pernambuco (UPE).
Saiba mais...
Farmácia do Estado teve atendimento suspenso nesta terça-feira
Estado tem dez dias para restabelecer serviços e fornecer medicamentos ao Oswaldo Cruz
Oswaldo Cruz suspende ambulatório de oncologia por falta de medicamentos
Remédio usado no tratamento de lúpus está em falta há dois meses na Farmácia do Estado
Desabastecimento de medicamentos na Farmácia de Pernambuco penaliza pacientes
Falta de medicamentos na farmácia do governo do estado é recorrente
Protesto dos trabalhadores terceirizados fecha a Farmácia do Estado
CRF apresenta relatório sobre falta de medicamentos à SES e MPPE
CRF: 60% dos medicamentos não estão sendo distribuídos na rede pública de saúde em PE
O resultado do estudo, que será apresentado durante a entrevista coletiva, demonstra, segundo o conselho, "o completo desmantelamento" da assistência farmacêutica, desde a insuficiência do número de profissionais da área, à estrutura física inadequada e ao desabastecimento medicamentos. O órgão aponta como consequências a descontinuidade e abandono do tratamento, agravamento da doença, internações hospitalares e óbitos., além da relação direta com o modelo de gestão da saúde adotado no estado, com a transferência de responsabilidades do gestor público para a iniciativa privada, sem melhoria no atendimento à população.
Na ocasião, o CRF-PE também deverá apresentar as ações necessárias para solucionar o problema. A reunião acontece na sede do conselho, na Rua Amélia, bairro do Espinheiro, no Recife.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS