Coletiva Conselho Regional de Farmácia fala sobre desabastecimento de medicamentos na rede pública estadual Após constantes denúncias, órgão realizou levantamento e apresenta os números que mostram ainda insuficiência de profissionais e estrutura física inadequada

Publicado em: 11/08/2015 07:49 Atualizado em: 11/08/2015 12:28

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) se pronuncia, na manhã desta segunda-feira, sobre a falta de medicamentos nas unidades de saúde da rede estadual e nas Centrais de Abastecimento Farmacêuticos (CAFs). Diante de inúmeras e constantes denúncias por parte dos portadores de patologias e pela população usuária do SUS, o órgão realizou, nos meses de junho e julho, levantamento completo da situação de toda a rede, sob gestão direta do estado, administradas pelas chamadas Organizações Sociais (OS) ou pela Universidade de Pernambuco (UPE).


O resultado do estudo, que será apresentado durante a entrevista coletiva, demonstra, segundo o conselho, "o completo desmantelamento" da assistência farmacêutica, desde a insuficiência do número de profissionais da área, à estrutura física inadequada e ao desabastecimento medicamentos. O órgão aponta como consequências a descontinuidade e abandono do tratamento, agravamento da doença, internações hospitalares e óbitos., além da relação direta com o modelo de gestão da saúde adotado no estado, com a transferência de responsabilidades do gestor público para a iniciativa privada, sem melhoria no atendimento à população.

Na ocasião, o CRF-PE também deverá apresentar as ações necessárias para solucionar o problema. A reunião acontece na sede do conselho, na Rua Amélia, bairro do Espinheiro, no Recife.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL