Tragédia Imprensa internacional repercute morte de Teori Zavascki Ministro do STF faleceu nesta quinta-feira após acidente de avião

Publicado em: 19/01/2017 21:17 Atualizado em:

A imprensa internacional repercutiu e deu destaque à morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki nesta quinta-feira, aos 68 anos, em um acidente aéreo.
Saiba mais...
Bombeiros localizam três corpos dentro do avião que caiu em Paraty Rodrigo Janot e juízes lamentam morte de Teori Zavascki Brasil perde cidadão exemplar e justo magistrado, diz Padilha sobre Teori "Perco um amigo querido", diz Barroso sobre morte de Teori "Teori desempenhou com destemor seu papel no STF", diz Dilma Zavascki estava prestes a homologar delações de executivos da Odebrecht Senadores lamentam morte de Teori e elogiam sobriedade e equilíbrio do ministro Sérgio Moro e membros da força-tarefa da Lava Jato lamentam morte de Teori Troca de ministro do STF que morreu no exercício do cargo levou quase 45 dias Quem foi Teori Zavascki na Lava Jato? Presidente do PT diz que Teori foi homem público exemplar Após morte de Teori, saiba o que pode acontecer com a Lava Jato no STF Veja repercussão da morte de Teori Zavascki Paulo Câmara divulga nota de pesar pela morte de Teori Zavascki OAB-PE divulga nota de pesar pela morte de ministro do STF TJ-PE lança nota de pesar pela morte de ministro do STF Velório de Teori Zavascki deve ser em Porto Alegre 'Trabalho de Teori permanecerá para sempre', diz Cármen Lúcia Filho de Teori Zavascki descarta sabotagem em acidente aéreo que matou seu pai Dono do hotel Emiliano é um dos mortos no acidente aéreo em Paraty Filho confirma morte de Teori Zavascki em acidente de avião no Rio de Janeiro Cármen Lúcia retorna com urgência a Brasília por causa do acidente em Paraty Temer deixa reunião sem se pronunciar sobre queda de avião Gremista, pai e relator da Lava-Jato: relembre a trajetória de Teori "A gente tentou regastá-la", diz homem que foi ao local de acidente aéreo Mesmo com troca de relator, Lava-Jato não deve sofrer atrasos, diz advogado Pela regra, relator da Lava-Jato seria novo ministro indicado pelo Planalto Lava-Jato pode ficar na mão de ministro indicado por Temer Delegado da Lava-Jato pede investigação aprofundada de acidente com Zavascki Veja o local onde o avião que levava o ministro do STF Teori Zavascki caiu Procuradores da força-tarefa da Lava Jato lamentam morte de Teori Temer lamenta morte de Teori e decreta luto oficial de três dias Cármen Lúcia diz que ainda não analisou como ficará andamento da Lava Jato Aeronáutica informa que cinco pessoas estavam a bordo de avião em Paraty Morte de Zavascki pode atrasar Lava Jato, mas não minar operação, diz Eurasia
O jornal The New York Times, maior jornal dos Estados Unidos, destacou em manchete no seu site: “Juiz brasileiro que supervisionava casos de corrupção morre em acidente de avião”. A matéria, oriunda da Associated Press no Rio de Janeiro, destaca o papel central desempenhado pelo ministro “na investigação de casos de corrupção maciça no maior nação da América Latina”.  A reportagem salienta ainda o fato de que  a morte deTeori foi primeiramente confirmada pelo seu filho, Francisco, em sua página do Facebook.

O espanhol El País salientou o fato de o ministro ser o responsável por “homologar as chamadas acusações do fim do mundo: as dezenas de delações de executivos da empresa Odebrecht, que descrevem com detalhes como subornavam a classe política”.

A agência italiana de notícias ANSA destacou em manchete: “Filho de Teori relatou ameaças: 'Vocês sabem onde procurar'”, detalhando que Francisco Prehn Zavascki chegou a escrever em seu perfil no Facebook um post sobre possíveis ameaças contra a família. A agência italiana frisou ainda que o ministro "era relator dos processos ligados à Operação Lava Jato no STF e já tinha começado a trabalhar na homologação da delação premiada de 77 executivos da empreiteira Odebrecht. Os casos que estavam em suas mãos envolviam algumas das mais altas figuras da República e os principais partidos do país”.

O jornal argentino El Clarín, por sua vez, disse que “a morte do magistrado causou especulações e uma onda de reações no governo, imprensa e redes sociais” brasileiras. O periódico destacou que “no momento do acidente a região estaria sob condições meteorológicas adversas, sob forte tempestade, o que pode ter obrigado o piloto a voar mais perto da água” e que “testemunhas disseram que chovia torrencialmente na hora do acidente”.

A Rádio França Internacional - RFI também repercutiu a notícia da morte do ministro. O texto destaca a informação de que o presidente Michel Temer decretou luto oficial de três dias no país. Deu destaque ainda à declaração de Temer de que Teori era um "orgulho" para todos os brasileiros e “um homem público cuja trajetória impecável a favor do Direito e da Justiça sempre o distinguiram".


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL