ELEIÇÕES

Após vitória sobre Túlio Gadelha, Dani Portela lança pré-candidatura à prefeita do Recife pelo PSOL/Rede

Evento será realizado na sede do diretório municipal do PSOL nesta quarta-feira (15)

Publicado em: 14/05/2024 12:21

 (João Penna/ Equipe Dani Portela)
João Penna/ Equipe Dani Portela
A deputada estadual Dani Portela realizará o lançamento oficial de sua pré-candidatura à Prefeitura do Recife pela Federação PSOL/Rede Sustentabilidade às 18h desta quarta-feira (15). O evento acontece na Casa Marielle Franco, sede do PSOL Recife, no Derby, e deve contar com a presença de artistas e lideranças partidárias.

Portela já havia sido escolhida pelo PSOL, em decisão unânime, como o nome para a disputa do pleito municipal em outubro desde o congresso municipal da sigla em 2023. Entretanto, a parlamentar encontrou uma proposta adversária dentro da Federação - a pré-candidatura do deputado federal Túlio Gadelha (Rede).

Apesar de não ter o apoio necessário dentro do diretório estadual da Rede ou da maioria da federação, pertencente ao PSOL, Gadelha conquistou fortes aliados nacionais. Ainda assim, seus esforços não foram o bastante para levar a decisão da candidatura aos líderes nacionais, e Dani Portela foi novamente escolhida como pré-candidata no início de maio.

Segundo a presidente municipal da federação, Luiza Carolina, a definição cumpriu todas as etapas dos ritos internos definidos pelo seu estatuto nacional. “Encerramos esse processo com a tranquilidade de termos esgotado todos os debates internamente, de forma madura e consensuada. Analisamos as propostas apresentadas e decidimos pelo projeto que representa as nossas lutas, não restando qualquer impasse sobre a definição”, afirmou

A partir da próxima semana, a pré-candidata encontra movimentos sociais, universidades e organizações para a realização de plenárias temáticas para debater os principais desafios do Recife, e elaborar em conjunto propostas de políticas públicas. “Essa é uma pré-candidatura construída coletivamente. Através de muitas mãos e muitas lutas caminhamos rumo ao sonho de viver numa cidade justa e igualitária para todas e todos os recifenses”, reforçou Dani.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL