Clouds29° / 29° C
Reação Hélio Bicudo diz que mérito do impeachment é do povo e mostra preocupação com Temer Bicudo, que participou da fundação do PT, é um dos signatários do pedido de afastamento da petista

Por: AE

Publicado em: 12/05/2016 09:49 Atualizado em: 12/05/2016 09:51

Assim que o Senado encerrou a votação e aceitou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o jurista Hélio Bicudo divulgou uma carta repercutindo a decisão e demonstrando profunda preocupação com a formação do novo ministério do futuro presidente interino Michel Temer. Bicudo, que participou da fundação do PT, é um dos signatários do pedido de afastamento da petista que culminou nesta quinta-feira, no afastamento por até 180 dias da presidente. 

Saiba mais...
Quatro deputados pernambucanos são cotados para assumir ministérios na gestão Temer Senador Randolfe Rodrigues diz que impeachment ainda não está definido Senadores se dividem sobre como chamar gestão Temer Senadores alvos da Lava Jato apoiam o afastamento de Dilma Afastamento de Dilma gera repercussão na mídia da China e do Japão Para Solidariedade, País deixa para trás capítulo vergonhoso de escândalos Temer deve enviar ao Congresso até segunda MP com reestruturação ministerial Anastasia diz que mérito do julgamento é de exclusividade do Senado Para evitar impeachment, só é preciso reverter dois votos, diz Lindbergh Dilma exonera Lula, Cardozo, Wagner, Barbosa e outros ministros Entenda quais são os próximos passos após o afastamento de Dilma Temer traça plano de crescimento e quer diálogo Após 14 anos no poder, governo do PT é interrompido pelo impeachment Manifestantes festejam na Avenida Paulista resultado da votação no Senado Comissão especial do impeachment se reúne com Lewandowski nesta quinta Isolamento marcou últimos momentos de Dilma antes da decisão do Senado Prioridade do novo governo é construir estabilidade no Congresso diz Jucá Aécio Neves: novo governo assume com perspectivas que não será apenas temporário Humberto Costa diz que PT continuará lutando contra o afastamento definitivo de Dilma Veja como votaram os senadores no processo de impeachment Dilma será afastada do cargo por até 180 dias; Temer assume presidência PT divulga nota oficial sobre aprovação do impeachment no Senado Por 55 votos a favor e 22 contra, Senado abre processo de impeachment de Dilma Paraguai respeita decisão institucional de afastamento de Dilma Dilma deixa Alvorada e segue para o Palácio do Planalto Líder do PPS na Câmara diz que decisão do Senado tira crise da Presidência
Bicudo inicia a carta dizendo: "está consumado". "A partir de agora, Dilma Rousseff está afastada da Presidência da República, para onde certamente não haverá de voltar". O jurista salienta que o "mérito dessa luta vitoriosa pertence ao povo, não aos partidos".

Ele afirma que está muito feliz por perceber que a iniciativa de três cidadãos - ele, a professora Janaína Paschoal e o jurista Miguel Reale Jr. - tenha chegado a "bom termo, levando a efeito a vontade de milhões de brasileiros indignados com a corrupção e a incompetência de Dilma, Lula e PT". Apesar de sua satisfação com a decisão do Senado Federal, Bicudo faz questão de externar "preocupação com as mais recentes notícias sobre a formação do novo governo". 

"O povo brasileiro foi às ruas para repudiar a cleptocracia comandada pelo PT. O povo brasileiro não foi às ruas para sofrer mais desapontamentos." Ele salienta que a crise que o Brasil atravessa é tão grave quanto é diminuta a paciência do povo com a classe política, sem exceções. Bicudo encerra o texto afirmando: "Oxalá saibam os homens públicos atender ao justo clamor popular por decência".


Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua