Impeachment Entre deputadas, pedido de impeachment não obtém mínimo de votos necessários Vinte e nove deputadas votaram a favor da admissibilidade do processo

Publicado em: 18/04/2016 08:18 Atualizado em:

O processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff não seria admitido pelo plenário da Câmara dos Deputados se fosse levada em conta apenas a participação feminina na votação. Embora a maioria das deputadas tenha votado pela aceitação da denúncia apresentada pelos juristas Miguel Reale Júnior e Hélio Bicudo e a advogada Janaína Paschoal, o total de votos entre as parlamentares, proporcionalmente, não atinge os dois terços necessários para que a Câmara possa instaurar o processo de afastamento da petista por crime de responsabilidade.

Saiba mais...
Cientistas políticos criticam argumentos de deputados em votação do impeachment PSDB ainda discute papel em eventual gestão Temer Lula já articula resistência a Temer Renan indica que não vai segurar trâmite do impeachment Mais de 80% do PMDB apoiou prosseguimento de impeachment Distribuição de cargos para barrar processo tem pouco efeito em votação Chico Alencar diz que impeachment serve de lição para a esquerda Ministro da Justiça quer investigar uso de jatinhos por deputados pró-impeachment Renan se reúne com líder do PMDB para discutir rito do impeachment no Senado Socialistas apoiam e debatem a proposta de novas eleições Ruas pelo país se divididiram nas manifestações pró e contra o impeachment Temer busca negociação com Renan Calheiros Votação teve placar elástico a favor do impeachment Políticos que deixaram a base aliada poderiam ter feito diferença Dilma lutará até o fim por seu mandato, diz Cardozo PT discute nesta segunda proposta de novas eleições para presidente Wagner chama prosseguimento de impeachment de retrocesso e ameaça à democracia A luta ainda não acabou, diz Aécio sobre impeachment Traição e decepção são as palavras de ordem no Alvorada Voto de deputado de Pernambuco decide pela abertura do impeachment de Dilma Rousseff Impeachment de Dilma ainda precisa passar pelo Senado; saiba como vai funcionar Câmara aprova abertura de impeachment de Dilma e processo segue para o Senado Processo do impeachment deve chegar ainda pela manhã ao Senado Paulo Câmara afirma que impeachment mostra "equilíbrio das instituições democráticas" Temer prepara plano para a economia Morosidade do Supremo favoreceu permanência de Cunha Alvos da Lava Jato votam contra Dilma na Câmara Impeachment tem maioria no Senado, diz jornal
Vinte e nove deputadas votaram a favor da admissibilidade do impeachment. Se aplicada à bancada feminina a mesma regra estabelecida no Regimento Interno da Câmara, que determina que a instauração do processo será admitida quando forem obtidos dois terços dos votos do total de membros, seriam necessários que pelo menos 34 parlamentares votassem a favor do encaminhamento da denúncia para a análise do Senado.

Ao contrário da votação geral, a diferença de votos entre as mulheres foi pequena. Vinte deputadas votaram contra a denúncia de que a presidenta Dilma cometeu crime de responsabilidade que justifique seu afastamento do cargo. Uma parlamentar, Gorete Pereira (PR/CE), se absteve de votar e outra, Clarissa Garotinho (PR/RJ), não compareceu à sessão alegando motivo de saúde.

Na atual legislatura, as mulheres representam 9,9% do total de 513 parlamentares eleitos em 2014. O PT, partido da presidenta, é a legenda com maior representação feminina na Câmara: tem oito deputadas. Em seguida vêm o PMDB, com sete mulheres, e o PR, com seis. O PSDB e o PCdoB têm, ambos, cinco mulheres em suas bancadas e o PSB, quatro. O PPS, PP, PTN e PRB têm, cada um, duas deputadas. O PTB, PSL, PDT, PSC, PV, DEM, PSD e o PSOL elegeram, cada um, uma representante. O Partido da Mulher Brasileira (PMB), criado recentemente, tem um único representante na Câmara, o deputado Weliton Prado (MG), que votou a favor da admissão do pedido de impeachment.

Veja como votou cada deputada
1) BRUNA FURLAN - PSDB/SP SIM
2) CARMEN ZANOTTO PPS/SC SIM
3) CHRISTIANE DE SOUZA YARED – PR/PR SIM
4) CONCEIÇÃO SAMPAIO – PP/AM SIM
5) CRISTIANE BRASIL – PTB/RJ SIM
6) DÂMINA PEREIRA - PSL/MG SIM
7) DULCE MIRANDA - PMDB/TO SIM
8) ELIZIANE GAMA – PPS/MA SIM
9) FLÁVIA MORAIS – PDT/GO SIM
10) GEOVANIA DE SÁ - PSDB/SC - SIM
11) IRACEMA PORTELLA – PP/PI SIM
12) JÉSSICA SALES – PMDB/AC SIM
13) JOSI NUNES - PMDB/TO SIM
14) JÚLIA MARINHO - PSC/PA SIM
15) KEIKO OTA – PSB/SP SIM
16) LEANDRE – PV/PR SIM
17) MAGDA MOFATTO – PR/GO SIM
18) MARA GABRILLI – PSDB/SP SIM
19) MARIA HELENA – PSB/RR SIM
20) MARIANA CARVALHO - PSDB/RO - SIM
21) MARINHA RAUPP - PMDB/RO SIM
22) PROFESSORA DORINHA SEABRA REZENDE – DEM/TO SIM
23) RAQUEL MUNIZ – PSD/MG SIM
24) RENATA ABREU – PTN/SP SIM
25) ROSANGELA GOMES – PRB/RJ SIM
26) SHÉRIDAN – PSDB/RR SIM
27) SORAYA SANTOS - PMDB/RJ SIM
28) TEREZA CRISTINA – PSB/MS SIM
29) TIA ERON – PRB/BA SIM
30) ALICE PORTUGAL – PcdoB/BA - NÃO
31) ANA PERUGINI - PT/SP    NÃO
32) BENEDITA DA SILVA – PT/RJ   NÃO
33) BRUNNY – PR/MG    NÃO
34) ELCIONE BARBALHO – PMDB/PA     NÃO
35) ERIKA KOKAY – PT/DF   NÃO
36) JANDIRA FEGHALI – PcdoB/RJ   NÃO
37) JANETE CAPIBERIBE - PSB/AP   NÃO
38) JÔ MORAES – PcdoB/MG    NÃO
39) JOZI ARAÚJO – PTN/AP    NÃO
40) LUCIANA SANTOS – PcdoB/PE    NÃO
41) LUIZA ERUNDINA – PSOL/SP    NÃO
42) LUIZIANNE LINS - PT/CE     NÃO
43) MARGARIDA SALOMÃO - PT/MG    NÃO
44) MARIA DO ROSÁRIO – PT/RS     NÃO
45) MOEMA GRAMACHO - PT/BA NAO
46) PROFESSORA MARCIVANIA - PCdoB/AP    NÃO 
47) REJANE DIAS - PT/PI    NÃO
48) SIMONE MORGADO - PMDB/PA     NÃO
49) ZENAIDE MAIA - PR/RN    NÃO
50) CLARISSA GAROTINHO – PR/RJ AUSENTE
51) GORETE PEREIRA – PR/CE ABSTENÇÃO


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL