Diario de Pernambuco
Busca
Impeachment Ruas pelo país se divididiram nas manifestações pró e contra o impeachment Clima entre os manifestantes foi semelhante ao de grandes jogos de futebol

Publicado em: 18/04/2016 07:19 Atualizado em:

Foi parecido com o último chute para fora do gol do jogador italiano Roberto Baggio na Copa de 1994, quando a seleção brasileira ganhou o tetracampeonato. Mas as pessoas concentradas na Avenida Paulista, em São Paulo, muitas delas com camisas verde e amarelo da seleção de futebol, comemoravam o 342º voto favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Entre os que vibravam, alguns choraram, e muitos gritavam “fora, PT” assim que o último voto “sim” foi declarado. Até a batucada parecia com uma torcida organizada. Tinha caixa, surdo e tamborim no samba contra o impeachment.

Saiba mais...
Temer busca negociação com Renan Calheiros Votação teve placar elástico a favor do impeachment Políticos que deixaram a base aliada poderiam ter feito diferença Dilma lutará até o fim por seu mandato, diz Cardozo PT discute nesta segunda proposta de novas eleições para presidente Wagner chama prosseguimento de impeachment de retrocesso e ameaça à democracia A luta ainda não acabou, diz Aécio sobre impeachment Traição e decepção são as palavras de ordem no Alvorada Voto de deputado de Pernambuco decide pela abertura do impeachment de Dilma Rousseff Impeachment de Dilma ainda precisa passar pelo Senado; saiba como vai funcionar Câmara aprova abertura de impeachment de Dilma e processo segue para o Senado PT fracassou na relação com partidos na Câmara Temer prepara plano para a economia Morosidade do Supremo favoreceu permanência de Cunha Alvos da Lava Jato votam contra Dilma na Câmara Impeachment tem maioria no Senado, diz jornal Entre deputadas, pedido de impeachment não obtém mínimo de votos necessários Cientistas políticos criticam argumentos de deputados em votação do impeachment PSDB ainda discute papel em eventual gestão Temer Lula já articula resistência a Temer Renan indica que não vai segurar trâmite do impeachment Mais de 80% do PMDB apoiou prosseguimento de impeachment Distribuição de cargos para barrar processo tem pouco efeito em votação Planalto classifica situação da petista como "dramática" Chico Alencar diz que impeachment serve de lição para a esquerda Renan se reúne com líder do PMDB para discutir rito do impeachment no Senado Cunha diz que quer participar de "agenda para País sair da crise" "Paciência dos brasileiros passou do limite", diz governador do RS Socialistas apoiam e debatem a proposta de novas eleições
Pouco antes, locutores do MBL se revezavam numa contagem regressiva. “Faltam muito poucos votos para o Brasil voltará ser livre”, disse um deles, várias vezes, para um público estimado em 250 mil pessoas, segundo o instituto Datafolha.

Mãos juntas e olhos fechados, a assessora de eventos Juliana Nascimento, 25, passou boa parte da votação orando. Da religião Batista, ela disse que “conversava com Deus” pelo país. “Queremos que o país e os brasileiros não se afoguem. O Temer não é a solução, mas o impeachment é para a gente respirar diante da situação. Depois do impeachment, deve ter uma limpeza geral”, disse.

Manifestantes em várias partes do país se dividiram em lamentos e comemorações. Entre os apoiadores da presidente, o sentimento era de frustração, mas a grande maioria ressaltava que ainda haverá luta. “Espero que a discussão no Senado seja sobre o mérito do processo, e não rasa como tem sido na Câmara”, afirmou a cientista política Ludmila Melo, 28, que acompanhou a votação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Assim como outros manifestantes, ela diz temer o fim dos programas sociais, como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida.

“Tenho medo de perder o ProUni. Por causa dele consigo estudar. Acho que com a ruptura, o meu futuro e o dos meus filhos estará em jogo”, diz o estudante Claitom Ercílio, 18, que também acompanhou a votação com outros manifestantes em Brasília e é contrário ao impeachment da presidente.

Na Lapa, região central do Rio, manifestantes também lamentaram a derrota do governo e chegaram a deixar o local antes mesmo do término da votação. “Isso foi apenas uma batalha, iremos brigar até o final. Isso é um crime. Não podemos deixar a presidente sozinha, ela é inocente”, afirmou a professora Roseany Lopes, 55.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL