No trânsito, espaços para as pessoas salvam vidas

Taciana Ferreira
Presidente da CTTU

Publicado em: 20/03/2024 03:00 Atualizado em: 19/03/2024 23:32

No último dia 15 de março, a Prefeitura do Recife entregou um novo projeto de sinalização viária da Rua Othon Paraíso, no Torreão, Zona Norte. A via já contava com uma ciclofaixa ao longo do canteiro central, que era bastante utilizada. Entretanto, ouvindo as pessoas, o novo projeto atendeu às novas necessidades dos cidadãos. A escuta da população para a construção de novos desenhos viários é o que fica de aprendizado sobre esse projeto. Ao longo do canteiro central, além da ciclofaixa, foi ampliado o espaço para um novo caminho de pedestres, que antes contavam apenas com as calçadas ao longo dos lotes. Também foram sinalizadas novas travessias e retornos para os condutores de veículos motorizados.

Além dos espaços para pedestres, os redesenhos de vias também são feitos com o objetivo de readequar a velocidade. É mais um pilar da gestão de velocidade no eixo da segurança viária - a gestão dos dados, com observação das estatísticas de sinistros de trânsito e pesquisas observacionais, assim como a fiscalização e da comunicação e educação para mudança de comportamento, se somam à engenharia de tráfego para evitar que a prática da velocidade inadequada aconteça.

Para implantar o projeto da Rua Othon Paraíso utilizamos a técnica de urbanismo tático (conhecido como as pinturas coloridas no chão de diversas áreas), que possibilita essa transformação em menor tempo e custo. As ruas não ficam apenas mais bonitas e mais coloridas, mas, principalmente, mais seguras e funcionais. Os projetos são pensados para legitimar os espaços que as pessoas ocupam os tornando mais seguros. Tudo isso parte tanto da imaginação dos técnicos para readequar o local e fazer diferente do que estava antes, quanto do comprometimento, que parte do sonho de zerar as mortes no trânsito. Um grande exemplo disso foi a Rua da Palma, no centro da cidade, que tinha 60% da área destinada aos veículos e passou a ter 60% do espaço destinado às pessoas, isso porque elas eram maioria naquela via.

O uso de urbanismo tático é uma ferramenta que, além de embelezar a cidade, transforma o espaço urbano em um ambiente mais seguro. Seja do ponto de vista da segurança viária ou da segurança pública - queremos pessoas nas ruas. Ruas ocupadas por gente nos deixa mais seguros. É importante destacar a característica relacional entre a segurança viária e a vivência da cidade. Pessoas na rua vivendo a cidade deixam as vias mais seguras, assim também como ruas seguras atraem os cidadãos. Por isso, as políticas para pedestres são essenciais para todos os cidadãos. Todos andamos a pé. Do ponto de vista administrativo, urbanismo tático nos permite implantações mais rápidas e, ao mesmo tempo, a análise do novo desenho para as adaptações necessárias. Ao todo, no Recife, mais de 50 áreas já foram redesenhadas com mais espaços para as pessoas e adequação de velocidade. Muitas dessas áreas já consolidadas tiveram seus desenhos construídos de forma permanente mostrando o novo horizonte: Recife, a cidade para as pessoas.

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