Diario de Pernambuco
Busca
Colégios do Recife que desapareceram deixando os alunos com saudade

João Alberto Martins Sobral
Jornalista

Publicado em: 13/11/2020 03:00 Atualizado em: 13/11/2020 05:46

Nóbrega: Na verdade, chamava-se Colégio Manoel da Nóbrega. Foi fundado em 1917 pela Ordem dos Jesuítas e ocupava uma área enorme, entre as ruas Oliveira Lima e Príncipe, na Boa Vista. Seu prédio de três andares tinha um pé direito enorme e foi, por muitos anos, o mais alto da cidade. Foi uma referência de qualidade de ensino e muitos dos seus alunos tiveram uma vida de sucesso, inclusive na política. Entre seus alunos, por exemplo, o governador Paulo Câmara, os ex-governadores Marco Maciel e Roberto Magalhães, os senadores Armando Monteiro Neto e Humberto Costa, o deputado Augusto Coutinho, o escritor Marcos Vilaça e os cantores Alceu Valença e Geraldinho Lins. Anexo, foi construído o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima do mundo. Ex-alunos continuam fazendo encontros anuais, lembrando o colégio, que fechou em 2006. Foi lá que fiz todo o curso ginasial, quando o diretor era o padre Hindenburgo Santana, de quem fiquei amigo por muitos anos.

Marista: A história do Colégio Marista pode ser narrada a partir de um olhar engajado a fatos históricos marcantes no cenário mundial. Fatos que impulsionaram a expansão da presença dos irmãos maristas em terras pernambucanas, consolidando-se com o jeito mariano de educar, evangelizando crianças e jovens de muitas gerações. Ficava no coração do Centro do Recife, na Avenida Conde da Boa Vista, com uma estrutura física imensa e um grande número de alunos que ajudava a movimentar a região central desde o ano de 1924, sendo reconhecido como um colégio que era referência em qualidade de ensino. Depois de mais de 70 anos, fechou em 2002, com a área sendo vendida para o Atacadão dos Presentes, que instalou uma megaloja. Sobrou apenas uma pequena parte que está literalmente abandonada.

Eucarístico: Ficava na Rua Oliveira Lima, em frente ao Colégio Nóbrega. Era feminino, com suas alunas usando blusa branca e saia vermelha. As mais bonitas, eram alvo de paqueras dos alunos do Nóbrega e Marista, que ficavam perto. Atualmente é a sede da Emlurb.

Padre Felix: Foi fundado pelo padre Félix Barreto e era na esquina da Avenida Conde da Boa Vista e Solendade. Tinha entre seus professores muitos nomes de destaque na cultura pernambucana. Na primeira crise, ameaçado de fechar, foi comprado prelo desembargador Rodolfo Aureliano, com um grupo de amigos, garantindo a continuidade do colégio por mais alguns anos. Teve alunos como o ex-governador Cid Sampaio e o ex-prefeito Pelópidas Silveira. O senador Jarbas Vasconcelos e o famoso diretor de novelas Aguinaldo Silva estudaram numa mesma turma.

Nossa Senhora do Carmo: Outro colégio feminino ficava na Barão de São Borja, na Boa Vista, e funcionou por mais de 92 anos. Em 1943, foi comprado pelas Irmãs Beneditinas, que passaram a administrar o educandário, que tinha no mesmo prédio a residência das suas freiras. Sua alunas eram conhecidas pelas saias marrons e tinham como hobby, a FriSabor em frente ao Colégio Salesiano, o que acabou possibilitando muitos namoros. Em 2012 foi comprado pelo Centro Universitário Tiradentes, que reformou o espaço, instalando lá seu Centro Jurídico. A estrutura art-déco foi mantida no prédio, considerado Imóvel Especial de Preservação pela Prefeitura do Recife.

Pedro Augusto: Ficava na Rua Barão de São Borja, na Soledade. Era dirigido pela professora Marina Paraíso, que foi casada com o senador Murilo Paraíso. Uma escola elitizada e moderna, que já tinha inclusão de deficientes visuais e ensinava inglês desde a primeira série. Fechou em 1988 e no local funciona uma escola municipal com o mesmo nome.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL