Diario de Pernambuco
Busca
Até logo, caro Nordeste

John Barrett
Cônsul Geral dos Estados Unidos no Recife

Publicado em: 22/08/2020 03:00 Atualizado em: 21/08/2020 21:09

Como Cônsul Geral representando os Estados Unidos no magnífico Nordeste do Brasil, tive a honra de me juntar ao povo de Riachuelo no Rio Grande do Norte, no dia 10 de maio de 2019, para recordar dez militares da Marinha Americana que pereceram no local 75 anos atrás numa queda de avião. Em uma emocionante homenagem, o povo de Riachuelo descerrou uma placa em tributo aos soldados americanos da Segunda Guerra Mundial e aos laços duradouros entre o Nordeste do Brasil com os Estados Unidos. O povo de Riachuelo define o espírito de valores e amizade compartilhados que conectam nossos dois povos. Foi uma honra enorme fortalecer esses laços nos últimos três anos.

Desde a sua abertura em 1815 até hoje, o Consulado americano vem trabalhando com nordestinos para aprofundar os laços entre pessoas, expandir o intercâmbio educacional e investir no ensino da língua inglesa, incentivar a cooperação comercial e trabalhar para garantir a segurança mútua dos nossos cidadãos. E esse trabalho evolui a cada dia.

Tenho orgulho do nosso trabalho com a Dra. Giovanna Machado para promover a ciência e a tecnologia através do Programa Futura Cientistas, um mês de formação intensiva nas ciências para alunas e professoras de escolas públicas nos laboratórios de excelência do Cetene. Também trabalhamos com a Unicef no Empodera, um projeto que capacita alunas e alunos de escolas públicas do Recife em liderança e participação cívica.

Aprecio nosso importante trabalho com a Profa. Regina Celia no projeto “Defensores de Direitos à Cidadania”, em parceria com o Instituto Maria da Penha, para capacitar estudantes, professores e comunidades a defender os direitos humanos e lutar contra a violência baseada no gênero.

Nossos povos compartilham sua paixão pelo progresso e inovação, que está representada no comércio entre o Nordeste e os Estados Unidos. Empresas americanas colaboram em projetos de larga escala para a produção de energia elétrica a partir do uso do gás natural no estado de Sergipe, apoiam fazendas eólicas e solares no Nordeste, otimizam as comunicações na região através de cabos de fibra subaquáticos recém-projetados e investem nas startups do Porto Digital.

Viajei para lugares fantásticos, desde as plantações de frutas em Petrolina até as praias de Barra Grande ao longo dos 66 quilômetros de belíssimo litoral do Piauí. Nessas viagens, conheci policiais, professores de inglês e jornalistas que haviam participado de treinamentos patrocinados pelo governo dos Estados Unidos para combater o crime, melhorar a educação pública e fortalecer a liberdade de imprensa, assim reforçando as instituições democráticas.

Também enfrentamos desafios juntos e tenho orgulho de nossa parceria com as autoridades locais para combater a Covid-19. O governo e o setor privado dos Estados Unidos já disponibilizaram cerca de US $ 55 milhões para uma série de iniciativas, incluindo doação de um hospital de campanha, equipamentos de saúde, alimentos, produtos de higiene e proteção individual, além de projetos de apoio a empreendedores.

Foi uma honra estar à frente dos últimos três dos 205 anos de colaboração dos Estados Unidos com o Nordeste do Brasil. Vou embora com um coração cheio de boas lembranças das pessoas com quem trabalhei para celebrar os ideais democráticos, igualidade de direitos e liberdades individuais, valores apreciados por nossos povos. Até nos encontrarmos novamente, que Deus continue abençoando esta região incrível, seu povo e os laços especiais que unem os americanos e os nordestinos.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL