Diario de Pernambuco
Busca
Novo mundo empresarial digital

Romero Guimarães
Presidente da Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco. Diretor de TI e Transformação Digital da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI)

Publicado em: 13/12/2019 03:00 Atualizado em: 13/12/2019 09:59

Os empresários precisam perceber que estamos em uma nova era, em que os modelos de negócio estão se transformando rapidamente, em função do arsenal de novas tecnologias que estão ficando disponíveis. Não é uma questão de: “o meu negócio nunca vai ser digital”. Nem se pode mais pensar “que sempre foi assim e sempre deu certo, deste jeito”. As coisas simplesmente estão mudando. E se o empresário observar com mais atenção o que está mudando, ele vai ver que é o próprio consumidor. O consumidor atualmente já é digital. O mundo do Consumidor já é digital. Senão vejamos: hoje as pessoas pedem comida, pedem transporte, compram passes estudantis, carregam o celular, solicitam carteira de identidade, enfim, fazem quase todas as coisas utilizando canais digitais. Isto, se não falarmos sobre as redes sociais. Coisa que o brasileiro em especial é campeão. Praticamente todos os brasileiros atualmente participam de alguma rede social e se relacionam diariamente através desse canal. Mesmo aqueles que não postam nada, com receio de se expor, estão lá. Observando e acompanhando as postagens dos amigos, dos conhecidos e dos seus ídolos.

Mas será que esse mesmo consumidor também não está olhando as lojas, os produtos e os serviços oferecidos em sua rede? Será que uma boa parte de suas compras já não é feita através da rede social? O consumidor de hoje quer muito mais do que simplesmente entrar na loja, escolher um produto, comprá-lo e sair com ele.  O consumidor quer ver as novidades, quer saber as tendências, quer entender tudo que existe disponível e conversar com alguém que possa dar informações relevantes sobre os produtos e serviços de seu interesse. Então, as novas empresas têm que oferecer isso a seus clientes. Elas precisam pensar como entregar valor ao seu cliente e com isto fazer uma mobilização do seu público que vai estar seguindo as suas informações nas redes sociais ou em qualquer plataforma que a empresa esteja. Por isso é tão importante que as empresas e os empresários compreendam o que é uma plataforma digital. Pois este é o novo e, praticamente, o único modelo de negócio competitivo nos dias de hoje.

Mas o que é uma plataforma?  Um bom exemplo de uma plataforma é o supermercado. Um supermercado qualquer reúne várias empresas fornecedoras de alimentos, produtos para o lar e produtos similares e os disponibilizam em formato de prateleiras organizados segundo a ótica do consumidor. Uma plataforma digital faz a mesma coisa, só que de uma forma muito mais poderosa. Pois ela não possui horário de funcionamento e não está limitada a um determinado local. Os seus consumidores podem entrar na plataforma a qualquer hora do dia ou da noite e podem estar em qualquer lugar do mundo para acessá-la.  Além disso, uma plataforma digital tem um poder de rede social coletiva que faz com que os próprios consumidores e os próprios fornecedores da plataforma apresentem sugestões de melhorias de como prestar o melhor serviço e de como funcionar melhor. O que faz com que as plataformas se empoderem de forma exponencial. Sendo assim, senhores empresários, os senhores já estão  atrasados em pensar em como fazer para sua empresa estar presente em plataformas digitais, ou como tornar a sua empresa uma plataforma digital.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL