11 de agosto: dia do advogado e do estudante

Giovanni Mastroianni
Advogado, administrador e jornalista
opiniao.pe@diariodepernambuco.com.br

Publicado em: 12/08/2019 03:00 Atualizado em: 12/08/2019 09:38

Enquanto os advogados, em 11 de agosto, comemoram o seu dia, os estudantes, igualmente, festejam, na mesma data, suas efemérides, que ocorrem há 192 e 92 anos, respectivamente, no País. Até o período imperial, o Brasil não contava com cursos jurídicos e os estudantes interessados em bacharelar-se em direito não dispunham de um estabelecimento na especialidade, sendo obrigados a se deslocar para outros países da América Latina, que, desde o período de suas colonizações, tiveram implantadas as universidades com cursos especializados em ciências jurídicas e sociais.

Coube ao imperador Dom Pedro I, no transcorrer do quinto ano da independência, por Carta de Lei, decretar a implantação das primeiras Faculdades de Direito, sendo pioneiras as de São Paulo, na capital paulista, mais propriamente no Largo de São Francisco e, no Mosteiro de São Bento, em Olinda, no Estado de Pernambuco, em dependências cedidas pelos monges beneditinos, constituindo-se em um acontecimento de tão grande importância para a cidade, que, suas comemorações duraram três dias, tríduo em que a urbe olindense permaneceu toda iluminada.

Posteriormente, foi transferida para a capital, 27 anos após sua instalação oficial, ocupando, inicialmente, um velho casarão da Rua do Hospício, transferindo-se, depois, para a Praça Adolfo Cirne, surgindo, assim, a tradicional Faculdade de Direito do Recife, onde funciona até os dias atuais,  Por lá, entre as mais ilustres   personalidades, passaram Joaquim Nabuco, Tobias Barreto. Castro Alves, Sílvio Romero, Raul Pompéia, Epitácio Pessoa, Assis Chateaubriand, José Lins do Rego, Graça Aranha, João Pessoa, Capisstsrano de Abreu, Martins Júnior e Pontes de Miranda. Também outros, aqui não citados, que se tornaram famosos. Na de São Paulo cursaram alguns presidentes da República, como Prudente de Moraes, Campos Sales, Rodrigues Alves, Afonso Pena, Venceslau Brás, Rodrigues Alves, Delfim Moreira, Artur Bernardes, Washington Luís e Jânio Quadros.

Também, personagens como os poetas Álvares de Azevedo, Augusto de Campos, Alphonsus de Guimarães, Augusto de Lima, Fagundes Varela, Olavo Bilac, Guilherme de Almeida, Haroldo de Campos, Raimundo Correa e, também, Castro Alves e Raul Pompéia tiveram uma passagem por lá. Além do famoso romancista José de Alencar, escritores como Monteiro Lobato, Alcântara Machado e Bernardo Guimarães..

E a homenagem aos estudantes? Esta teve início em 1927, nos exatos cem anos após a criação dos cursos jurídicos no Brasil. A iniciativa partiu do advogado Celso Grand Ley, quando  participava de comemorações em homenagem aos advogados. A sugestão logo foi aprovada pelos seus colegas, cuja finalidade maior foi dar maior alcance à data, abrangendo a classe estudantil, ideia que logo foi aprovada pelos advogados presentes e bem aceita inclusive pelos ausentes.

Faço, nesta ocasião, um registro especial  à  Faculdade de Direito de Caruaru, criada há exatos 60 anos, pioneira das Faculdades de Direito do interior nordestino   e que tive a honra de ser seu primeiro secretário, fazendo jus, quando de suas recentes comemorações em ser incluído entre seus homenageados, recebendo belo troféu, que guardarei com carinho junto aos demais que jê me foram outorgados.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL