Crise Caixa reajusta taxa de juros a partir de outubro/15 para o financiamento imobiliário

Por: Agência Estado

Publicado em: 28/09/2015 13:52 Atualizado em: 28/09/2015 16:09

Rio de Janeiro - O Brasil enfrenta uma crise em todos os setores econômicos, o que já não é novidade desde o ano passado. A elevação da taxa de juros é uma das ocorrências mais frequentes e que afeta o setor imobiliário, além dos impostos elevados para as empresas privadas e outras taxas em diferentes segmentos de mercado.

Os ajustes fiscais são necessários para equilibrar a economia no Brasil e, por conta disso, quem quer financiar um imóvel pela Caixa Econômica Federal encontrará dificuldades maiores com os novos juros reajustados a partir de 01 de outubro de 2015, informa Aline Coutinho Cabral Garcia Dias.

A boa notícia que ainda pode ser comemorada é que essa elevação na taxa de juros não atingirá o programa Minha Casa Minha Vida, ou seja, serão mantidos os mesmos valores.

Para que você entenda melhor quais os valores da taxa de juros que serão elevados e outras informações importantes sobre o financiamento da Caixa Econômica Federal, Aline Coutinho Cabral Garcia Dias, informa com precisão as seguintes mudanças:

Financiamento da Caixa x aumento da taxa de juros

Estas novas regras para o financiamento da Caixa, incluindo a elevação da taxa de juros, ocorrerá a partir do dia 1 de outubro de 2015.

Veja quais os novos reajustes da taxa de juros, as modificações e se mantenha informado sobre isso!

1. Imóvel para compra avaliada entre a faixa de 650 mil até 750 mil (dependendo da cidade) por meio do Sistema Financeiro Habitacional (SFH) passará a ser:

- Não clientes da Caixa: 9,90% ao ano. Antigamente, o valor era de 9,45% ao ano;

- Correntistas da Caixa e servidores públicos: sobe de 8,80% a 9,30% para 9,30% para 9,80%.

2. Imóvel para compra acima da faixa de 650 mil / 750 mil por meio do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) sobe para:

- Imóveis residenciais: de 11 para 11,50% ao ano;
- Correntistas e servidores públicos: de 10,20% a 10,70% ao ano para 10,50% a 11,20% ao ano;
- Imóveis comerciais: de 12% ao ano para 14% ao ano.

Algo importante a se destacar, frisa Aline Coutinho Cabral Garcia Dias, é que em dias anteriores, o valor cobrado dos empréstimos pelo SFH havia sido reajustados duas vezes. Com esse novo aumento, tornou-se a terceira vez.

E também não se deve esquecer que o banco federal reduziu a cota limite do financiamento da Caixa para imóveis pelo Sistema de Amortização Constante (SAC) de 90% para 80% como também o valor de 50% pela tabela Price, lembra Aline Coutinho Cabral Garcia Dias

Quem estava planejando realizar um novo financiamento dessa linha pela Caixa, utilizando os recursos da poupança teve seu pedido negado desde o mês de agosto desse ano, o que dificulta ainda mais a aquisição de um imóvel no Brasil.

As mudanças relativas à elevação da taxa de juros pelo financiamento da Caixa irão gerar um impacto grande no bolso para quem tem planos de comprar imóveis ainda nesse ano, por isso, deve-se analisar muito bem antes de tomar qualquer decisão, orienta Aline Coutinho Cabral Garcia Dias.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL