Clouds26° / 28° C

ESTADOS UNIDOS

Trump afirma que os Houthis irão cessar imediatamente os ataques

As declarações de Trump ocorrem no mesmo dia em que o exército israelense também bombardeou o aeroporto e as centrais elétricas na região de Sana, capital do Iêmen

Publicado em: 06/05/2025 16:01

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump  (foto: ANNA MONEYMAKER/ GETTY IMAGES NORTH AMERICA/ Getty Images via AFP
)
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto: ANNA MONEYMAKER/ GETTY IMAGES NORTH AMERICA/ Getty Images via AFP )

Nesta terça-feira (6), o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que os rebeldes iemenitas Houthis capitularam e que por isso os Estados Unidos também vão cessar de imediato os ataques no Iêmen.

 

"Os Houthis anunciaram que não querem lutar mais. Simplesmente não querem lutar. E nós honraremos isso. Vamos parar os bombardeios. Eles renderam-se", garantiu Trump, na Sala Oval da Casa Branca, ao lado do novo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney.

 

As declarações do líder dos EUA decorrem no mesmo dia em que o exército israelense também bombardeou o aeroporto e as centrais elétricas na região de Sana, capital do Iêmen, em resposta aos ataques realizados pelos Huthis contra Israel.

 

Washington destacou uma força para a região, com o objetivo de neutralizar os ataques dos rebeldes iemenitas apoiados pelo Irã contra a navegação comercial no mar Vermelho e golfo de Aden.

 

Os houthis, que alegam ser solidários aos palestinos, reivindicaram a responsabilidade por dezenas de ataques com mísseis e drones no mar Vermelho e no golfo de Aden, sobretudo a navios com bandeira israelense e também de seus aliados e, ainda contra o território de Israel desde o início da guerra entre o país e o Hamas na Faixa de Gaza. Mas, quase todas as ofensivas em direção a Israel foram interceptadas pelos militares israelenses.

Tags: houthis | trump |

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua