Diario de Pernambuco
Busca

SÃO PAULO

Trem Intercidades fará trecho de São Paulo a Campinas em 64 minutos

Transporte será opção para moradores de 11 municípios paulistas

Publicado em: 28/02/2024 18:23 | Atualizado em: 28/02/2024 18:32

Linha 7-Rubi da CPTM será incluída na concessão (foto: Divulgação )
Linha 7-Rubi da CPTM será incluída na concessão (foto: Divulgação )

O percurso entre a capital paulista e as cidades de Jundiaí e Caminas será facilitado com a implementação do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte. O leilão de concessão do trecho está agendado para esta quinta-feira (29), na sede da Bolsa de Valores de São Paulo.

 

O trem expresso de média velocidade será o mais rápido em operação no Brasil.

 

O trecho que será realizado pelo TIC, é feito atualmente pela Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em seguida ônibus municipais em Jundiaí e outro intermunicipal até Campinas.

 

O percurso da estação Barra Funda, na capital, até Jundiaí leva cerca de uma hora. Para chegar da estação Jundiaí da CPTM até a rodoviária local, no entanto, são mais dois ônibus circulares, o que leva cerca de uma hora e vinte minutos. A viagem de ônibus entre Jundiaí e Campinas tem duração de uma hora e quinze minutos. Com isso, o itinerário completo (Barra Funda a Campinas) leva mais de três horas e meia. 

 

A chegada do TIC trará mais praticidade e conforto aos passageiros, além de ser uma opção de transporte mais sustentável, uma vez que os trens elétricos emitem menos gases poluentes em relação ao modal rodoviário. 

 

O projeto de Parceria Público Privada (PPP) do TIC Eixo Norte prevê ainda a implementação do Trem Intermetropolitano (TIM), também chamado de "trem parador", que será interligado à Linha 7-Rubi.

 

O TIM terá 44 km de extensão, ligando Jundiaí e Campinas com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. O percurso será feito em 33 minutos, com velocidade média de 80 km/h, superior aos 56 km/h médios do metrô. Os trens terão capacidade para até 2.048 passageiros cada. 

 

A previsão é que o Trem Intercidades seja concluído em 2031, e o Trem Intermetropolitano em 2029.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL