Diario de Pernambuco
Busca

ACORDO

Lula: se não fecharmos acordo Mercosul-UE, não é culpa do Brasil

Presidente Lula tem tentado concluir acordo antes do fim da Presidência do Brasil no Mercosul, mas admite entraves do lado europeu

Publicado em: 03/12/2023 08:20

Presidente brasileiro admite que ainda há obstáculos no lado europeu (Foto: Ricardo Stuckert/PR
)
Presidente brasileiro admite que ainda há obstáculos no lado europeu (Foto: Ricardo Stuckert/PR )

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste domingo (3/12), que o Brasil continua desenvolvendo as negociações para concluir o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE), no entanto, admite que ainda há obstáculos no lado europeu.

 

Lula está em Dubai, nos Emirados Árabes, neste fim de semana, para participar dos primeiros dias da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP28). Durante a viagem, o petista se reuniu com líderes europeus na tentativa de costurar apoio político para a conclusão do acordo entre os dois blocos antes do fim da Presidência brasileira à frente do Mercosul, que termina no fim desta semana.

 

“Se não tiver acordo, paciência. Não foi por falta de vontade. A única coisa que tem que ficar claro é que não digam mais que é por conta do Brasil, da América do Sul. Assumam a responsabilidade de que os países ricos não querem fazer um acordo na perspectiva de fazer qualquer concessão”, declarou o petista em coletiva de imprensa em Dubai.

 

Confira a matéria completa no site do Portal Metrópoles

Tags: mercosul-eu | acordo | macron | lula |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL