Clouds26° / 27° C

FACULDADE

FPS lança curso de Educação Física

Publicado em: 02/12/2021 09:18

 (Foto: FPS / Divulgação)
Foto: FPS / Divulgação
Durante a pandemia da Covid-19, um levantamento divulgado pelo Instituto Ipsos demonstrou que o Brasil é o país com adesão mais baixa à prática de exercícios físicos entre 29 países. Porém, outro estudo realizado pelo Google revelou que as buscas por exercício em casa cresceram duas vezes e a porcentagem para os brasileiros que começaram a praticar atividades cresceu em 11% durante a pandemia. Apesar dos números serem positivos, também surge a preocupação com a falta do acompanhamento necessário para a realização dos exercícios com um profissional habilitado. Pensando nessas mudanças positivas para a saúde dos brasileiros, a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) está investindo em uma estrutura diferenciada para o lançamento do curso de Educação Física. 

“O curso de Graduação em Educação Física da FPS traz uma proposta pioneira e inovadora no Brasil. Será a primeira Instituição de Ensino Superior a oferecer um curso de Graduação em Educação Física com Intervenção voltada a saúde e com o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas em todas as atividades de ensino-aprendizagem”, comentou o coordenador do curso, Raphael Perrier. Também será o primeiro a utilizar em 100% do curso a aprendizagem baseada em problema (ABP), facilitando a ação produtiva do estudante no processo de construção de conhecimento.

Além da estética, o exercício físico e a prática esportiva também trazem benefícios para a saúde do praticante, evitando doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão, diversos tipos de câncer e depressão. Porém, é necessário que o aluno seja orientado por um profissional da área de Educação Física, que consiga conciliar seus conhecimentos de saúde, pedagogia, sociais e psicológicos para melhorar a qualidade de vida de seus pacientes e facilitar que seus os objetivos desejados sejam alcançados. “Precisamos ter a compreensão que uma prática mal orientada ou orientada por um profissional não habilitado pode proporcionar uma série de prejuízos a saúde do praticante. Para termos uma prática mais segura e que os objetivos sejam potencialmente adquiridos, elas precisam ser prescritas e supervisionadas por um profissional de Educação Física habilitado”, explicou Raphael Perrier. 

“A instituição oferece uma infraestrutura privilegiada, considerada como única na região. Conta com um complexo esportivo, contendo duas quadras poliesportivas indoor, uma pista de atletismo indoor, um campo de Society, piscina semiolímpica, quadra de esportes de areia, sala de atividades rítmicas e outros”, disse o coordenador. Os estudantes terão acesso a diversos laboratórios, como de: Anatomia e Modelos; Imagens; Comunicação e Ensino; Primeiros Socorros; Movimento Corporal e Práticas de Ensino, que foram desenvolvidos com equipamentos importados e de última geração, com alto nível sensibilidade científica. 

O aluno também poderá transitar em diferentes áreas de atuação profissional, pois o curso permite a vivência da prática profissional em escolas de educação básica, academias de ginástica, Centros de treinamento, Clubes Esportivos, Hospitais, Centros de reabilitação, Sistema Único de Saúde (SUS), Programas de Saúde da Família (PSF). Todas as atividades são supervisionadas por professores treinados.

Processo de Ingresso

Serão oferecidas 120 vagas para o curso que serão divididas entre bacharelado e licenciatura. Elas serão distribuídas mediante notas do vestibular próprio realizado pela FPS. A nota do ENEM poderá ser utilizada e as vagas também serão disponibilizadas para o estudante que tentar concorrer a uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI). As remanescentes serão disponibilizadas para alunos de transferência ou que já possuem diploma. 

A Faculdade também disponibiliza diversas formas de financiamento para ingressar no curso. As informações estão disponíveis no site https://processoseletivo.fps.edu.br/
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua