° / °
Mundo
PORTUGAL

Mais de 4.500 imigrantes em Portugal já começaram a ser notificados para abandonarem o país

Cidadãos estrangeiros terão 20 dias para abandonar o país

Publicado: 06/05/2025 às 21:47

Lisboa, Portugal/foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP

Lisboa, Portugal (foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP)

Lisboa, Portugal

Estes são os primeiros de um total de aproximadamente 18 mil estrangeiros que viram os seus pedidos de legalização indeferidos pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que alega não terem cumprido as regras locais.

 

A AIMA é a agência portuguesa responsável por assuntos relacionados com acolhimento, integração, asilo de migrantes, além de participar na gestão integrada das migrações e na circulação de pessoas e gestão da documentação de cidadãos estrangeiros, incluindo a emissão e renovação de títulos de residência. 

 

Esses cidadãos estrangeiros têm 20 dias para abandonar o país. Caso não obedeçam podem ser expulsos de forma coercitiva, sendo que primeiramente devem ser encaminhados para um centro de detenção para aguardar a deportação. 

 

No entanto existe a possibilidade de recorrer na justiça à exigência e o indeferimento dos pedidos. Cerca de dois terços dos 18 mil pedidos indeferidos são de cidadãos que vieram de Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Butão. Embora em menor número, brasileiros também estão entre os afetados.

 

A AIMA indicou falta de pagamento das taxas obrigatórias. Entretanto, as associações de imigrantes alegam que há falhas na comunicação e que muitas pessoas não foram notificadas.

 

A medida foi anunciada na véspera do início da campanha para as eleições gerais do Parlamento de Portugal, depois da queda do primeiro-ministro Luís Montenegro, que esta no momento interinamente no cargo.

 

Por outro lado, alguns especialistas apontam questões eleitoreiras na decisão da AIMA.

Mais de Mundo

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP