Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Aluna de Petrolina consegue vaga na USP após participar de olimpíadas nacionais

Publicado em: 16/12/2019 10:57 | Atualizado em: 16/12/2019 11:11

Cecília foi convidada para cursar geofísica na Universidade de São Paulo.  (Foto: Plenus Colégio e Curso/Divulgação.)
Cecília foi convidada para cursar geofísica na Universidade de São Paulo. (Foto: Plenus Colégio e Curso/Divulgação.)

Ela tinha 15 anos quando ganhou uma medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Astronomia. No ano seguinte, repetiu o feito, só que conquistando uma medalha de ouro. Em 2019, a aluna do Plenus Colégio e Curso, de Petrolina, Sertão do estado, Cecília Gnadlinger, trouxe para o Vale do São Francisco duas honrarias e uma conquista inédita: a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia, a medalha de prata na Olimpíada Nacional de Ciências e uma vaga para cursar geofísica na Universidade de São Paulo (USP).

A vaga que a USP está disponibilizando aos estudantes classificados em olímpiadas acadêmicas nacionais e internacionais é uma determinação da universidade que passou a vigorar esse ano. A maioria das vagas está vinculada a cursos de ciências exatas e engenharias, mas também há opções em cursos nas áreas de humanas e saúde, como gestão de políticas públicas; design; farmácia; ciências biológicas e ciências biomédicas.

Para Cecília Gnadlinger, que também fez vestibular buscando uma vaga em engenharia elétrica, as medalhas representam o resultado de todo um trabalho que começa com a dedicação média diária de quatro horas de estudos. Além disso, a medalhista participa de grupos de aprofundamento nas matérias com amigas e acredita que somente com foco e determinação as pessoas conseguem atingir seus objetivos. Ela também pratica balé e joga vôlei.

De acordo com a diretora pedagógica do Plenus, Sílvia Santos, a aluna, além de representar um orgulho para a escola, é um exemplo para todos os alunos da região. “Procuramos identificar talentos e incentivar o ingresso dos nossos alunos em Olimpíadas e eventos outros de aprofundamento cultural e intelectual. Como resposta, colhemos resultados satisfatórios como esse de Cecília e dos inúmeros alunos nossos que todos os anos ingressam em diversas universidades do país”, afirma.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL