Diario de Pernambuco
Busca

MÚSICA

Som Na Rural é o novo Patrimônio Cultural Imaterial do Recife

Na estrada há 14 anos, iniciativa leva música e arte para as ruas de Pernambuco

Publicado em: 22/05/2024 16:41

Jeep Rural Willys 69 é considerado ícone da resistência cultural pernambucana (Crédito: Divulgação)
Jeep Rural Willys 69 é considerado ícone da resistência cultural pernambucana (Crédito: Divulgação)
O Projeto Som na Rural, que transforma um Jeep Rural Willys 69 em um palco itinerante para eventos culturais, agora é Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Recife. A vereadora Liana Cirne é a autora do Projeto de Lei, aprovado na última segunda-feira (20/05) na Câmara Municipal.

Idealizada pelo produtor cultural Roger de Renor e pelo diretor e fotógrafo Nilton Pereira, a Rural incorpora desde manifestações do manguebeat até as tradições do sertão. O jeep, que percorre estradas há 14 anos, deixou de ser um simples veículo para se tornar um ícone de resistência e conexão com as raízes culturais brasileiras

A vereadora destacou o papel que o projeto desenvolve nas comunidades do Recife, levando além da cultura, discussão sobre as principais demandas desses locais. “O Som Na Rural se transformou em um palco muito maior que um palco para apresentações, shows, dança, batalhas de rap, hip hop. O Som Na Rural se transformou em um canal de comunicação do povo do Recife. É muito importante esse reconhecimento. O Roger de Renor brinca que o Som Na Rural é um veículo “autoemotivo”, que leva afeto e política para a cidade. Fica aqui o reconhecimento ao projeto, ao trabalho de Roger de Nilton Pereira, que também registra todas as articulações que ocorrem na cidade”, disse Liana Cirne durante a reunião plenária da Câmara Municipal.   

“Onde a Rural chega para ouvir pela primeira vez uma comunidade que não tem visibilidade, não tem reconhecimento, a perspectiva muda. Depois que a Rural chega no local é incrível como as pessoas têm facilidade de se articular, crescer e multiplicar suas demandas”, pontuou a vereadora. 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL