Diario de Pernambuco
Busca

luto

Artistas pernambucanos lamentam a morte de Francisco Brennand

Publicado em: 19/12/2019 16:45 | Atualizado em: 19/12/2019 17:57

 (Foto: Paulo Paiva/DP FOTO)
Foto: Paulo Paiva/DP FOTO

Artistas pernambucanos que conviveram de perto com o artista plástico Francisco Brennand lamentaram a morte do colega, falecido na manhã desta quinta (19). Tereza Costa Rêgo, contemporânea do ceramista disse estar muito abalada. "Da nossa geração, vários se foram. Eu dizia que só restavamos nós dois. Agora, estou sozinha. O tempo vai confirmar que Brennand é o maior artista do Brasil", afirmou. O cineasta Kleber Mendonço usou o Twitter para lamentar a perda. "Franciso Brennand provou que artistas são meio mágicos, e que têm algo de literatura, vivendo em castelo. A marca dele em pedra é vista em tantos lugares, é distinta", escreveu.

O corpo de Brennand será velado nesta tarde na Capela Imaculada Conceição, na Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, no bairro da Várzea. A cerimônia será aberta ao público. A cremação será realizada nesta sexta (20), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.


Confira os depoimentos:

 

"Estou muito arrasada. Tivemos trajetórias muito proximas, começamos juntos na Escola de Belas Artes do Recife, muito jovens. Da nossa geração, vários se foram. Eu dizia que só restavamos nós dois. Agora, estou sozinha. O tempo vai confirmar que Brennand é o maior artista do Brasil".
Tereza Costa Rêgo, artista plástica

"Franciso Brennand provou que artistas são meio mágicos, e que têm algo de literatura, vivendo em castelo. A marca dele em pedra é vista em tantos lugares, é distinta. E lá estava ele, Às de bengala, na oficina no meio de uma tarde, de suspensório e barba, nosso Willy Wonka, só que melhor. Era daqui".
Kleber Mendonça Filho, cineasta

 

"Francisco Brennand deixa para todos nós e gerações vindouras um legado a ser explorado e conhecido. Foi criador de um universo próprio. As  suas pinturas e desenhos me encantam e me fascinam, sobretudo, aquelas dos anos noventa, com o Estilo da Escola de Paris. O seu jeito simples e acolhedor e as suas conversas sobre arte eram maravilhosos. Um grande homem! A morte é sempre muito triste, mas podemos dizer que o Brennand teve uma vida longa e deixa uma enorme contribuição para as artes plásticas, para a cultura pernambucana e universal. Gratidão por ter conhecido esse grande artista".

Roberto Ploeg, artista plástico


"Francisco Brennand é uma figura admirável, o conheci ainda na minha adolescência e sempre admirei sua obra pela genialidade. Ele foi, sem dúvidas, um dos maiores artistas do seu tempo".

Pedro Frederico, curador e amigo 

 

"Uma perda arrasadora para a arte do Brasil e para mim também porque éramos grandes amigos. Eu devo grandes favores a ele, ele me ensinou muito e eu sempre fui muito bem recebido por ele". 

José Cláudio, artista plástico

 

"Brennand faz parte de um seleto grupo no qual estão os Mestres. Pessoas que vão além da norma, que no fazer do seu ofício desbravam caminhos ainda não percorridos. O legado deixado, é o da vitalidade, do encontro com o ainda não conquistado, o não explorado. É o legado da força de ir sempre além, com a empolgação de um jovem, independente da idade que se tenha. Brennand é um nome que deixa uma marca nas artes plásticas, a marca da paixão pelo que faz".

Antônio Mendes, artista plástico

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL