Diario de Pernambuco
Busca

MÚSICA

Projeto lança olhar para produção de músicos de rua de Pernambuco

Publicado em: 29/11/2019 14:00 | Atualizado em: 29/11/2019 10:59

O trabalho tem previsão de se tornar um documentário em 2020. (Foto: Laura Sousa/Divulgação)
O trabalho tem previsão de se tornar um documentário em 2020. (Foto: Laura Sousa/Divulgação)
Com um rico acervo de instrumentistas, compositores e improvisadores, o site do projeto O Palco é a Rua – A Música nos Espaços Populares lança olhar para os artistas que se apresentam em praças, transportes públicos, feiras, mercados, pontos turísticos e áreas que constituem espaços tradicionais das manifestações culturais de rua, do estado. Com lançamento nessa nesta sexta-feira (29), o projeto também se desdobrará em um documentário que será lançado em 2020.
 
“Nossa ação relaciona um olhar poético e um estudo sociológico sobre a música nos espaços populares como uma prática que alimenta um tipo de formação musical e um tipo de interação com o público que faz parte da história e da memória de muitas cidades. A narrativa sobre estas percepções é o que nos interessa registrar e transformar em conteúdo”, explica a pesquisadora e produtora do projeto, Laura Sousa.
 
O material reúne vídeos, fotos, textos e entrevistas, através do www.opalcoearua.com.br, o público e os artistas além de acompanhar a pesquisa estética e social desses profissionais, terão a oportunidade de se aprofundar em temas e narrativas à exemplo de sobrevivência profissional, reconhecimento social e a trajetória desses artistas. O site trará semanalmente, conteúdos específicos de cada artista.
 
Capitaneado pela Theia Produtores Associados, através dos pesquisadores e produtores Laura Sousa e Guilherme Patriota, e com incentivo do Funcultura da Música, O Palco é a Rua - A Música nos Espaços Populares já passou por Petrolina e Caruaru e aporta em Goiana, de (03 à 08 de dezembro) e de (03 à 30 de janeiro de 2020), em Recife, para busca e estudo de novos artistas. 

Acesse o projeto em: www.opalcoearua.com.br
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL