Diario de Pernambuco
Busca

Games

Recife receberá mostra gratuita de games com 300 consoles e torneio de jogos clássicos

Museu do Videogame Itinerante oferecerá competições de Street Fighter, Mortal Kombat, Mario Kart e International Superstar Soccer Deluxe

Publicado em: 26/02/2018 10:46 | Atualizado em: 26/02/2018 14:24

Exposição voltará ao Shopping Recife, em Boa Viagem, com entrada gratuita. Foto: Cleidson Lima/Divulgação


A evolução dos videogames nas últimas cinco décadas está catalogada no Museu do Videogame Itinerante, que aporta no Recife no dia 3 de março. A exposição, com entrada gratuita, é composta por mais de 300 consoles, de antiguidades a lançamentos do mercado tecnológico, que estarão disponíveis aos visitantes no Shopping Recife até o dia 25. 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

O primeiro videogame fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972, e o primeiro console doméstico da Atari, o Atari Pong, de 1976, são exemplos do que poderá ser visto na mostra, iniciada a partir da coleção pessoal do jornalista Cleidson Lina, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. É o quarto ano consecutivo em que o museu é trazido ao Recife. Desde que começou a rodar o país, em 2015, foram 5 milhões de visitas anuais, de acordo com ele. 

"A exposição, na verdade, começou de uma DR de casal. Em um momento de fúria, minha esposa disse que ou tirava minha coleção de casa e transformava em um museu ou eu seria expulso. Decidi mostrar quem mandava na relação: ela", brinca Cleidson, para explicar o surgimento do projeto, que segue para Salvador (BA) e Maringá (PR) depois da capital pernambucana.

Apesar de apresentar inovações, o foco é mostrar os mais novos elementos históricos do videogame e provocar a sensação de nostalgia nos adultos, além de contextualizar a história em outros países. "Queremos trazer videogames que as pessoas nunca viram na vida. Há consoles norte-americanos, japoneses, chineses, coreanos, da antiga União Soviética, da Europa e de todas as partes do mundo para as pessoas entenderem como funcionou a evolução nos últimos 45 anos", conta o colecionador e curador da mostra, que destaca a preocupação em também posicionar o Brasil no mapa dos gamers. 

Atividades
Uma das atividades de destaque no Museu do Videogame Itinerante é o palco baseado no game Just dance, no qual ocorrerá, no dia 24 de março, um campeonato de dança. Diegho San, bicampeão mundial na modalidade, estará presente em todos os dias de exposição interagindo com o público e comandando a competição. A premiação ainda não foi definida. 

Com 30 consoles antigos a mais do que a edição do ano passado, os visitantes terão a oportunidade de participar de torneios de jogos clássicos, como River raid, Street fighter, Mortal kombat, Mário Kart e International superstar soccer deluxe, da década de 1990. Nintendo - Switch, Xbox One X e o PlayStation VR, que ofere realidade virtal, estão entre as novidades que poderão ser conferidas. 

SERVIÇO
Museu do Videogame Itinerante
Quando: de 3 a 25 de março
Onde: Shopping Recife (Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem)
Quanto: Gratuito
Informações: 3464-646

Acompanhe o Viver no Facebook: 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL