Diario de Pernambuco
Busca
Televisão Baianos mandam carta à Globo e exigem atores locais em novela: 'Lugar não é na figuração' Eles reclamam do elenco 'nacional' da nova trama sobre um cantor de axé e ambientada em Salvador

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 07/11/2017 16:15 Atualizado em: 07/11/2017 16:32

Carta pede "respeito" aos atores baianos. Foto: Facebook/Reprodução
Carta pede "respeito" aos atores baianos. Foto: Facebook/Reprodução


A nova trama do novelista João Emanuel Carneiro (Avenida Brasil) na Globo nem começou e já sofre resistência. Entidades ligadas aos artistas da Bahia enviaram carta aberta à emissora para reclamar da escalação do elenco e exigir participação de atores da terra entre os protagonistas do folhetim, o sucessor de O outro lado do paraíso e até agora chamado de De volta para casa. "Temos consciência de que lugar de baiano não é na figuração especial”, diz o documento, sobre o papel coadjuvante geralmente relegado a profissionais fora do círculo dos contratados globais do eixo Rio-São Paulo.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre


A reclamação se ampara na falta de representatividade da população local dentro do elenco - sobretudo diante do cenário e do argumento da novela, ambientada em Salvador e sobre a história de um fictício cantor de axé (nada tão a cara da Bahia). O ator cotado para interpretar o protagonista é Emílio Dantas (o mocinho de A força do querer), com a oscilante escalação de Giovanna Antonelli - ambos nascidos no Rio de Janeiro e brancos, em meio a uma trama transcorrida em um dos estados com maior percentual de população negra do Brasil.

A questão racial já rende há dias uma dor de cabeça aos produtores da novela. Apontada como "branca demais" para os padrões étnicos do estado onde a história se passa, Giovanna Antonelli teria sido cortada do elenco na semana passada, mas reconduzida logo depois ao papel para o qual estava escalada originalmente.

"Estamos disponíveis e aptos a compor o elenco principal em sua produção, e não apenas papéis secundários, sem falas e pequenas participações", observou o texto assinado conjuntamente pelo Movimento Respeito às Atrizes e Atores da Bahia e Sindicato dos Artistas e Técnicos (Sated-BA).

A formação do elenco da nova trama global reprisa um padrão verificado, recentemente, na composição do quadro de atores escalados para uma produção da casa em 2013. Ambientada no mesmo estado, O canto da sereia contou com a mineira Ísis Valverde no papel principal de uma cantora de axé assassinada em circunstâncias misteriosas. O elenco principal foi integrado ainda pelos atores Marcos Palmeira e Camila Morgado, ambos naturais do Rio de Janeiro.

Ao Viver, a assessoria de comunicação da Globo afirmou: "A novela está em fase de escalação e não tem elenco fechado ainda".

Leia a carta na íntegra:

Carta Aberta à Rede Globo de Televisão:

Cara produção da novela “De volta para casa”, da Rede Globo de Televisão

Com muita alegria que nós, atores e atrizes da Bahia, recebemos a notícia que nossa terra será mais uma vez cenário de uma produção da emissora, desta vez do autor João Emanuel Carneiro e produção de elenco de Vanessa Veiga. Temos muito orgulho do  grande potencial das nossas locações, com suas riquezas naturais e  paisagens urbanísticas, do rico terreno em temáticas, do caldeirão cultural em constante ebulição e do berço histórico do nosso país. Mas, sobretudo, nos envaidecemos por nossa gente!

 A Bahia é terra de povo guerreiro e trabalhador, de profissionais e mentes brilhantes, de onde brotam Jorges, Zélias, Betâneas Caetanos, Glaubers, Gils, Gals, Danielas e Ivetes. Mas não só da literatura e música se faz o nosso tabuleiro. Talentos ‘Made in Bahia’ em interpretação para o audiovisual também são nossa especialidade! Wagner Moura, Lázaro Ramos, Vladimir Brichta, Regina Dourado, João Miguel, Luís Miranda, Fábio Lago, Edvana Carvalho, Daniel Boaventura, Cyria Coentro, Fabrício Boliveira, Laila Garin e muitos. Da mesma plantação de onde vieram estes, ainda existem muitos outros com a mesma formação, qualidade técnica e artística e trajetórias profissionais parecidas (muitas vezes, até compartilhadas) com capacidade para assumir papéis importantes e de destaque em qualquer produção audiovisual no Brasil ou no exterior.

Através desta carta, todos nós do Movimento Respeito às Atrizes e Atores da Bahia junto ao Sated-BA informamos que estamos disponíveis e aptos a compor o elenco principal em sua produção, e não apenas papéis secundários, sem falas e pequenas participações. Temos consciência que lugar de elenco baiano não é na figuração especial.

As atrizes e os atores baianos ‘colocam a cara no sol’, não se recolhem à sombra e estão preparados para, junto com a sua produção, protagonizar essa história de sucesso que será esta novela com a cara e jeito da Bahia que, com certeza, não deixará de retratar com fidelidade este povo tão cativante e envolvente, do qual nós somos parte e representamos tão bem.

Estamos ansiosas e ansiosos com a chegada da sua equipe. Com certeza, serão todos recebidos com a nossa famosa hospitalidade com gosto de dendê e braços abertos. Sem dúvidas, faremos todos se sentirem em casa e De Volta para Casa.

Acompanhe o Viver no Facebook:





MAIS NOTÍCIAS DO CANAL