Diario de Pernambuco
Busca
Violência naturalizada Programa de TV exibe chocante tutorial de maquiagem para vítimas de violência doméstica Apresentadora dá dicas de como esconder hematomas e "seguir a vida normalmente" após sofrer agressões

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/11/2016 09:36 Atualizado em: 28/11/2016 18:29

Tutorial ganhou repercussão internacional e foi amplamente criticado nas redes sociais. Foto: 2M/Reprodução
Tutorial ganhou repercussão internacional e foi amplamente criticado nas redes sociais. Foto: 2M/Reprodução


A violência contra a mulher recorrentemente é tema de discussões e debates em programas de TV e na internet. Na mesma semana do Dia Internacional da Luta pelo Fim da Violência Doméstica, uma emissora decidiu abordar o tema de maneira problemática e propôs um tutorial sobre como mulheres podem esconder hematomas causados por agressão física usando maquiagem. O acontecido escancara o quanto a violência contra a mulher ainda é naturalizada, apesar das lutas em defesa da igualdade de gênero.

No programa matinal Sabahiyate, transmitido pelo canal marroquino 2M, a maquiadora Lilia Mouline dá dicas de que produtos usar para disfarçar olhos roxos e marca de murros em uma modelo com falsos hematomas. "O verde é usado, com a ajuda de um pincel, para camuflar a parte avermelhada.  Depois da surra, essa parte fica sensível, então não pressione", diz ela em dado momento.  "Vamos usar uma base amarela porque se você tiver que ir ao trabalho ou algo do tipo, as marcas não vão aparecer", completa.

Sabendo da sensibilidade do tema, a apresentadora tenta se justificar: "É um assunto sobre o qual não deveríamos falar de forma alguma, mas é o que acontece". No final, ela diz esperar ter fornecido "soluções às mulheres que têm necessidade destes conselhos, para que possam continuar a sua vida e ir trabalhar” e deseja "dias melhores".

O tutorial, que poderia mostrar maneiras de evitar ou denunciar a violência, não passou despercebido pelo público. Apesar de ter sido exibido no Marrocos, o caso ganhou repercussão internacional e foi amplamente criticado. "Isso representa o que a nossa sociedade sempre faz: quando não podemos resolver um problema, botamos maquiagem nele", apontou uma usuária do Twitter.

Um dia depois que o polêmico Sabahiyate foi ao ar, o canal 2M publicou uma nota pedindo desculpas pelo  ocorrido. "A administração acredita que esta seção é completamente inadequado e tem um erro de julgamento editorial, dada a sensibilidade e gravidade do problema da violência contra as mulheres. Esta abordagem está em total contradição com a linha editorial do canal, com realce na valorização da imagem das mulheres e, especialmente, com o compromisso da 2M ao longo de 27 anos para a defesa dos direitos das mulheres", começa dizendo o texto.

A empresa ainda diz que "estende suas sinceras desculpas por este erro" e afirma que está "empenhada em tomar as medidas necessárias contra os responsáveis por este erro e para reforçar os instrumentos de controle e supervisão sobre ele". "2M recorda o seu firme compromisso com a defesa dos direitos da mulher que é e continuará a ser um valor fundamental", conclui.

Leia o texto na íntegra, em francês:



Assista ao programa:



Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL