Música Programação de shows da Olimpíada terá Johnny Hooker com Elza Soares e Nação Zumbi com Paralamas Apresentações gratuitas são parte das atrações dos jogos

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/07/2016 23:40 Atualizado em: 21/07/2016 01:31

Artistas se apresentarão para brasileiros e turistas no Rio. Foto: Reprodução do Facebook
Artistas se apresentarão para brasileiros e turistas no Rio. Foto: Reprodução do Facebook

Os pernambucanos Johnny Hooker, Mombojó e Nação Zumbi foram escalados para fazer shows no Boulevard Olímpico, na zona portuária do Rio de Janeiro. Serão mais de 300 apresentações artísticas, a partir de 5 de agosto, durante os Jogos Olímpicos que ocorrem na cidade.

O grupo Mombojó se apresenta no dia 6 de agosto. No dia 9, Johnny Hooker se apresenta ao lado de Elza Soares. Já Nação Zumbi divide o palco com Paralamas do Sucesso, no dia 19 de agosto. As três apresentações serão no Espaço Encontros, na Praça Mauá, no centro do Rio. Toda a programação é gratuita.

A previsão dos organizadores é receber 80 mil pessoas por dia durante os Jogos Rio 2016, pela primeira vez realizados na América do Sul. Além de acompanhar as competições em telões, o público poderá  assistir mais de 300 apresentações artísticas.

Simbolicamente, a cerimônia de abertura do Boulevard será no dia 4 de agosto, com a chegada da Tocha Olímpica à cidade. “A Tocha vai chegar e vai dormir no Palco da Praça Mauá”, revelou o secretário de Turismo do Rio e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello.

Serão três palcos. O Encontros, ficará na Praça Mauá, ao lado do Museu do Amanhã e exibirá 30 shows de parcerias de artistas brasileiros. Também na área da Praça Mauá, todos os dias haverá um show de projeções no Edifício A Noite, prédio histórico onde funcionou a Rádio Nacional, que ficará iluminado entre 20h e 24h. O público poderá acompanhar ainda na Praça uma queima de fogos às 22h durante todo o período dos Jogos.

No palco Tendências, na altura da Praça XV, o tema será o carnaval, e as atrações vão juntar manifestações da passarela do samba com os blocos de rua.  O público vai poder ver, entre outros, a Mangueira, campeã do carnaval de 2016, com o Monobloco; a São Clemente com o bloco Suvaco de Cristo; e a Portela com o Cordão do Bola Preta. Ali também haverá apresentações de artistas que fazem parte do Programa de Cultura da Prefeitura, como atividades de circo e malabares.

Já no palco Amanhã, na Rua Barão de Teffé, na altura do bairro da Gamboa, o público vai ter apresentações de novos artistas de música como Bárbara Ohane e a Banda Strobo. Nas tardes de domingo, em frente ao Armazém 3, será a vez de festas tradicionais da cidade como a Selvagem (7 de agosto) e a Noturna (14 de agosto) comandada pelo DJ Rodrigo Penna. Para encerrar, no dia 21 de agosto, está prevista uma edição de Baile Charme, que costuma juntar muita gente embaixo do Viaduto de Madureira. O secretário prevê que, diante da expectativa de público tenha que transferir o baile para a Praça Mauá.

No mesmo trecho do Boulevard Olímpico está sendo preparado o maior grafite do mundo. O autor do mural de 3 mil metros é o artista Eduardo Kobra, que tem trabalhos espalhados em mais de 20 países. A obra vai se chamar Etnias e foi inspirada nos cinco arcos olímpicos que representam os cinco continentes. A prefeitura do Rio deve convidar outros artistas para fazerem grafites em outros locais da Orla Luiz Paulo Conde. “Acho excelente não só pelo meu trabalho, mas por tantos outros artistas que estão nas periferias aguardando uma simples oportunidade de um espaço ou incentivo”, disse Kobra.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL