Televisão Versátil, Zezé Motta aguarda estreia de Escrava Mãe e grava novo disco A atriz interpretará Tia Joaquina na próxima novela da Record

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 06/03/2016 10:00 Atualizado em: 06/03/2016 12:03

Zezé Motta interpreta Tia Joaquina na trama. Foto: TV Globo/Divulgação (Foto: TV Globo/Divulgação)
Zezé Motta interpreta Tia Joaquina na trama. Foto: TV Globo/Divulgação
A carreira de Zezé Motta é marcada pela versatilidade. Aos 71 anos, explora a arte no cinema, na televisão e na música. Após Booggie oogie (Globo), ela estará em nova novela. Escrava mãe está com estreia agendada para o dia 26 de abril e é o terceiro folhetim da atriz na Record - antes, atuou em Luz do sol e Rebelde. Ela interpreta a personagem Tia Joaquina. A novela experimenta um formato inovador. Antes mesmo do lançamento, o folhetim já está inteiramente gravado. O formato se distancia da essência de obra aberta de telenovelas.

Escrito por Gustavo Reiz e dirigido por Ivan Zettel, o folhetim deve ser exibido em novo horário de telenovelas da Record - na faixa das 19h30. Além da teledramaturgia, Zezé está no elenco da série Condomínio Jaqueline, adaptação do cinema para televisão. "Faço a síndica do seriado. Adorei fazer porque é uma personagem completamente louca e má. Geralmente, eu faço papel de boazinha", comenta, em entrevista ao Viver. A produção deve estrear ainda neste mês na Fox.

- Música
Além da teledramaturgia, a atriz grava o 14º disco da carreira. "Se alguém me colocasse contra a parede e me obrigasse a escolher entre cantar e representar, eu ficaria com a música", compara Zezé. O novo trabalho será O samba mandou me chamar, com composições de sambistas como Arlindo Cruz, Erasmo Carlos e Wilson Batista. "As pessoas cobram de mim que gravei poucos sambas", conta. O lançamento deve ser após as Olimpíadas.

O convite para Escrava mãe surgiu logo após o fim de Boogie oogie (Globo). O que te fez aceitar à proposta?
Eu tinha uma expectativa de fechar um contrato com a Globo, mas não fechei. Tive a sorte de imediatamente receber o convite para fazer Escrava mãe. Eu estava até meio relutante, porque já estava com outro projeto do meu próximo disco. O autor insistiu muito. E eu me apaixonei pela Tia Joaquina.

Como será a personagem?
Tia Joaquinha é uma escrava de dentro, que não pega pesado. Ela é mentora da Escrava mãe. Ela cuida da personagem protagonista. E ela também é quem conta a história. Como a Escrava mãe vai parar ainda bebê na casa onde a Tia Joaquina trabalha, ela é adotada pela sinhá, interpretada por Bete Coelho. Só que quem cuida é a Tia Joaquina. Então ela quer saber a história da vida dela.

O que achou do formato de gravar uma novela inteira antes da estreia?
Quando a obra é aberta, pode mudar o rumo da prosa no meio do caminho. No nosso caso, está feito, está feito. Temos um problema aí. A novela vai começar só no final de abril. Para nós do elenco, é meio complicado. Enquanto estivermos no ar, não podemos assumir compromisso com outra emissora. Eu felizmente sou cantora. Então é menos complicado. Porque tenho outro meio de sobrevivência. Claro, os outros podem fazer teatro, mas não é tão simples assim. As outras emissoras não têm interesse em chamar. É um método novo. Muitas pessoas disseram que seria confortável por não ser tão corrido, mas a gente correu do mesmo jeito. (risos) Não falo isso a nível de crítica. Só estou falando qual é a real.

A edição do Oscar reacendeu uma discussão antiga sobre a ausência de negro entre os indicados e a falta de papéis importantes para os negros. Como enxergou essa questão no cinema e na televisão brasileiros?
As pessoas mudam. Acho que existe uma preocupação por parte de diretores e produtores de escreverem papéis de destaque para atores negros. Mas ainda temos muita luta pela frente. Ainda temos poucos atores negros na mídia, e muitos desempregos. Já temos protagonistas negros com certa frequência. Lázaro, Taís Araújo, eu já fiz várias mães, fiz empresária. Enfim, mas é uma mudança muito aos poucos. Temos poucos negros na mídia.

Com tantos anos de carreira, o que esse papel representa?
É mais uma novela que discute a questão da escravidão. Na verdade, a gente tem que continuar falando sobre esse assunto. Primeiro, os jovens têm que saber dessas histórias. A sociedade tem que refletir sobre isso no sentido de “até que ponto acabou a escravidão”, em qual parte da escravidão nós vivemos. Foi assinada uma lei, mas não se fez um programa do futuro desses escravos, que não tinham planos para sair da senzala. A maioria dos afrodescendentes vive em situação menos privilegiadas, no subdesemprego, vão parar na cadeia por falta de oportunidade. A questão da violência tem muito a ver com a falta de planejamento desses sobreviventes. Até hoje a gente sofre por conta disso. A sociedade paga um preço, por conta da desigualdade, falta de escola... Outros são conformados com a situação, outros não. Nós os privilegiados vivemos morrendo de medo.

Saiba mais...
Primeiro programa LGBT da TV aberta, Estação Plural estreia hoje com Dráuzio Varella Toquinho completa 50 anos de carreira com show no Recife Lady Gaga confirma retorno na próxima temporada de American Horror Story Em entrevista, Mick Jagger brinca sobre público brasileiro: Parece que todo mundo assiste pelo telefone Quarta temporada de House of Cards já está disponível na Netflix Escrava Mãe: Juliana fica apavorada com instrumentos de tortura. Confira o resumo desta quinta-feira Escrava Mãe: Juliana e Miguel se aproximam. Confira o resumo desta quarta-feira Escrava Mãe: Juliana ouve gritos e segue na direção. Confira o resumo desta terça-feira Escrava Mãe: Maria Isabel está assustada diante de Almeida. Confira o resumo desta segunda-feira Escrava mãe: Juliana e Tia Joaquina estão assustadas diante de Maria Isabel. Confira o resumo desta sexta-feira Escrava Mãe: Miguel e Juliana se encontram. Confira o resumo desta terça-feira Escrava Mãe: Miguel chama Juliana. Confira o resumo da semana Escrava Mãe: Miguel observa o casal. Confira o resumo desta quarta-feira Escrava Mãe: Beatrice revela que ama Quintiliano. Confira o resumo da semana Escrava Mãe: Miguel observa o casal. Confira o resumo desta quarta-feira Escrava Mãe: Petúnia está nervosa diante de Maria Isabel. Confira o resumo desta sexta-feira Escrava Mãe: Maria Isabel avisa a Petúnia que o filho vai nascer. Confira o resumo desta quinta-feira Escrava Mãe: Ciganos encontram Miguel vivo. Confira o resumo desta quarta-feira Escrava Mãe: Tito Pardo procura por Juliana. Confira o resumo desta terça-feira Escrava Mãe: Maria Izabel se surpreende ao ver Miguel vivo. Confira o resumo da semana Escrava Mãe: Juliana está apavorada. Confira o resumo desta sexta-feira Escrava Mãe: Maria Isabel desfere um tapa no rosto de Esméria. Confira o resumo desta quarta-feira Escrava Mãe: Almeida segura o rosto de Juliana com violência. Confira o resumo desta segunda-feira Escrava Mãe: Beatrice dá um tapa no rosto de Maria Isabel. Confira o resumo da semana Escrava Mãe: Juliana se apavora. Confira o resumo desta terça-feira Escrava Mãe: Juliana entra e ouve Esméria dizer sobre a gravidez. Confira o resumo desta segunda-feira Escrava Mãe: Zé Leão diz que foi atacado para Custódio. Confira o resumo desta quinta-feira Escrava Mãe: Juliana foge de Zé Leão pelo canavial. Confira o resumo desta quarta-feira Haja Coração: Beto usa sua influência para tirar Tancinha da prisão. Confira o resumo desta quarta-feira Escrava Mãe: Almeida e Juliana se surpreendem com a chegada de Miguel. Confira o resumo desta terça-feira Globo adia fim de Totalmente Demais para rivalizar com a Record A Regra do Jogo: Tóia recebe uma visita na prisão. Confira o resumo desta segunda-feira Cúmplices de um Resgate: Ofélio entrega uma serra para Manuela. Confira o resumo desta segunda-feira


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL