Diario de Pernambuco
Busca
Sétima arte Filme pernambucano O Som Ao Redor inspira festival sobre cinema latino-americano em Nova York Obras selecionadas refletem cenários de corrupção e crise econômica

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 07/01/2016 17:27 Atualizado em: 07/01/2016 21:03

--> -->--> --> -->
Filme brasileiro faz parte da mostra latino-americana de cinema. Reprodução/Facebook/aspiranteshopefuls
Filme brasileiro faz parte da mostra latino-americana de cinema. Reprodução/Facebook/aspiranteshopefuls

O chamado "novo cinema latino-americano" é exibido a partir desta quinta-feira (7) no Neighboring Scenes, festival audiovisual realizado em Nova York, nos Estados Unidos,  inspirado no filme O som ao redor (em inglês, Neighboring sounds), do pernambucano Kléber Mendonça Filho.

Confira os horários dos filmes em cartaz em Pernambuco


Promovida pela The Film Society of Lincoln Center em parceria com a Cinema Tropical, a mostra ecoa a produção cinematográfica recente de países como o Brasil, Argentina, Chile, Colombia, Guatemala e México que, por sua vez, refletem cenários de corrupção e crise econômica. O Brasil é representado por Aspirantes, de Ives Rosenfeld.

A crítica norte-americana aponta O som ao redor como um ponto de virada em potencial para o cinema brasileiro que busca, cada vez mais, um modo de contar histórias mais amplo e esteticamente rigoroso. Para uma das organizadoras do evento, Rachel Rakes, há alguns anos países como o Brasil, a Argentina e o México têm se mostrado fontes do cinema mais convincente e engajado feito atualmente.

"Ao mesmo tempo, novas cenas se estabelecem por toda a parte, revelando novos talentos e ideias, além de desafiar a noção de um cinema latino-americano. Estamos felizes em destacar alguns dos mais impressionantes filmes recentes da região". O festival Neighboring Scenes vai até domingo (10). Um dos longas-metragens exibidos na mostra, La tierra y la sombra (Land and shade), está em cartaz no Recife, no Cinema São Luiz. Confira os horários.-->

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL