Diario de Pernambuco
Busca
Novidades Cena pernambucana ganha novos projetos musicais com mistura de ritmos Carimbó, blues, MPB são mesclados aos ritmos tipicamente pernambucanos por novos nomes do cenário local

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 11/11/2015 09:21 Atualizado em: 10/11/2015 20:36


De tempos em tempos, a cena musical pernambucana se renova e ganha projetos independentes com uma verdadeira fusão de ritmos. Somente neste mês, quatro novos nomes se lançaram no mercado com discos inéditos e autorais. Conhecido como celeiro de grandes artistas, o estado se destaca pela diversidade musical.

Confira os shows no roteiro do Divirta-se

A exemplo do grupo de carimbó contemporâneo Dirimbó, que estreou com EP e festa temática no Capibar. O disco homônimo traduz sons amazônicos, como cumbia, carimbó e merengue, mesclado a ritmos pernambucanos e instrumentos do coco de roda. Outro nome recente é o do cantor e compositor Juliano Muta, que divulga o primeiro disco solo Chego perto. Eclético, o álbum de Muta mistura rock, dub e bossa nova, sem deixar de lado a experimentação.

A banda Deltas constrói sonorinadades na mistura do blues americano com o baião nordestino. Liderado pelo músico e produtor Dirceu Melo, o projeto instrumental é lançado na internet, nesta quarta-feira (11). Os músicos prestam tributo aos ritmos originais e se distanciam do formato pop. O Viver traz detalhes dos novos projetos de artistas pernambucanos. Confira:

Banda estreia com festa programada para esta sexta-feira (6), no Capibar.
Banda estreia com festa programada para esta sexta-feira (6), no Capibar.
Dirimbó
Música com ritmo paraense feita por pernambucanos e pegada irreverente. Essa é a aposta do grupo Dirimbó, que lança seu primeiro EP com quatro faixas autorais e sonoridade contemporânea. O projeto independente misturou carimbó, merengue, lambada e outras referências de sons amazônicos com os acordes locais. O grupo estreia com a inédita e divertida Selfie, referência ao comportamento nas redes sociais e expectativa por um like (curtida). Eles ainda trazem A noite é minha, Cabousse e Cacarimbó. O repertório da banda também é composto por clássicos do carimbó e canções de Lia Sofia, Felipe Cordeiro, Mestre Curica e Luiz Gonzaga. O grupo é formado pelos músicos Rafa Lira (vocal e guitarra), Milla Bigio (vocal e percussão), Vitor Pequeno (guitarra), Mário Zappa (baixo), Bruno Negromonte (percussão) e Alberto Ramsés (bateria). “Pretendemos estabelecer um diálogo entre Recife e Belém, incluindo nossos sons e instrumentos pernambucanos como o ilu (coco de roda)”, o guitarrista Vitor Pequeno.  

Projeto instrumental resgata a essência do blues e do baião e faz tributo aos ritmos. Foto:
Projeto instrumental resgata a essência do blues e do baião e faz tributo aos ritmos. Foto:
Banda Deltas
A mistura inusitada de blues e baião resultou no primeiro disco da banda Deltas. Nascida da fusão dos sons dos deltas do Mississipi e do Capibaribe, a ideia surgiu a partir de uma viagem dos músicos Dirceu Melo e Walter Maymone a Chicago, em 2013, e da vivência com o jazz e o blues nos Estados Unidos. No disco Deltas, o grupo apostou em um som universal. Apesar da dificuldade de fazer música instrumental no Brasil, eles pretendem quebrar as fronteiras. “Ao misturarmos sons internacionais a ritmos brasileiros, é preciso cortar essa barreira do idioma para não ficar preso”, explica o músico e produtor Dirceu Melo, que já participou de projetos como Jorge Cabeleira e o Dia em que seremos todos inúteis. Composto por 11 faixas autorais, Deltas traz canções em caráter de tributo, onde as raízes de cada expressão musical ficam em primeiro plano. A banda é formada por Dirceu Melo (guitarra, gaitas, escaleta, baglama turca), Walter Maymone (guitarra e violão), Cristiano Bivar (bateria), Carlos Amarelo (percussão) e Thiago Fournier (contra baixo acústico e rabeca). A primeira faixa de trabalho é A rosa da montanha, foi lançada virtualmente no mês passado. O disco chega às plataformas digitais no dia 11 de novembro.

Cantor e compositor Muta estreia projeto solo com disco autoral. Foto: XX
Cantor e compositor Muta estreia projeto solo com disco autoral. Foto: XX
Muta
O disco Chego perto marca a estreia do cantor e compositor Juliano Muta em carreira solo - que a partir de agora assina apenas como Muta. Realizado ao longo de três anos e de maneira independente, o álbum passeia por ritmos como bossa nova, dub, samba, bolero e brega, e prova a versatilidade do artista. São 11 faixas autorais, incluindo participações especiais de Isadora Melo e Lucas dos Prazeres. A canção Domingo foi o primeiro single a ser lançado, antes do material ser disponibilizado na íntegra em plataformas como o YouTube, SoundCloud e Spotify. Ao longo de 15 anos de carreira, Muta acumulou experiências em bandas como Inferninho Samba Orquestra (2010), Ínsula (2008) e Chocalhos e Badalos (2002). Atualmente, ele faz parte do grupo de samba e choro Fio da Meiota. "Sempre ouvi muito Chico Science, Egberto Gismonti, coisas meio jazz. Isso tudo acaba influenciando a sonoridade dos meus trabalhos", explica o artista.



Fela Kuti inspurou grupo de afrobeat. Foto: Clélio Tomas/Divulgação
Fela Kuti inspurou grupo de afrobeat. Foto: Clélio Tomas/Divulgação
Abeokuta
A música ancestral africana é reverenciada no som da banda Abeokuta, que acaba de lançar o primeiro EP Agô - expressão que em iorubá (dialeto africano) que significa "pedir licença para chegar". Inspirados no legado deixado pelo multi-instrumentista Fela Kuti, o grupo mistura Afrobeat com arranjos de maracatus, caboclinhos, afoxés e até frevo. "Demos aquela pitada de som pernambucano com os metais e o sopro característicos do frevo", explica o músico Jedson Nobre, idealizador do projeto. O disco de estreia Agô é composto por quatro faixas, cantadas em iorubá, português e inglês e já está disponível nas plataformas Deezer, Spotfly, Rdio e Soundclound. O grupo pernambucano é formado por 11 músicos: Jedson Nobre, (baixo) Chico Farias (guitarra), Miguel Jorge (Voz), Pedro Drope (Guitarra), Hood Rocha (teclado), Diego Drão (Orgão), Beto Bala (Baterista), Samuel Negão (percussão), Parrô Mello (sax) e Marcinho Racional (trompete).



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL