Televisão Por que programas de gastronomia como o MasterChef Brasil fazem tanto sucesso Segmento registrou crescimento de 24% nos últimos três anos na tevê por assinatura, segundo o Ibope Media

Por: Fernanda Guerra - Diario de Pernambuco

Por: Marina Simões - Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/07/2015 07:35 Atualizado em: 27/07/2015 21:13

MasterChef Brasil bate recorde na internet. Foto: Band/Divulgação
MasterChef Brasil bate recorde na internet. Foto: Band/Divulgação

Gastronomia não é um tema inédito no entretenimento, mas é inegável o quanto a abordagem se expandiu em anos recentes na televisão. Levantamento feito pelo Ibope Media a pedido do Viver aponta crescimento de 24% no número de programas registrados na TV por assinatura entre 2012 e 2014. Atrações com as mais distintas propostas - da competição tensa do MasterChef Brasil, exibido às terças-feiras na Band, às 22h30, com recorde de audiência a cada edição, ao apelo a celebridades para produção dos pratos - dão vigor extra ao pioneirismo de Ofélia Anunciato, cuja Cozinha maravilhosa da Ofélia ela apresentou por 30 anos.

A expansão recente é reflexo de um movimento internacional. Canais como o GNT, TLC, Fox Fife, Food Network e Discovery apostam no filão para garantir a audiência. "A gente tem um delay com outras culturas, como a dos Estados Unidos, de uns dez a 12 anos na televisão. Temos uns bons anos pela frente para fazer a peneira de quais realities vão conseguir sobreviver", diz o chef Lucas Corazza, jurado do Que seja doce, do GNT, a caminho da segunda temporada.

Experiências pessoais, na maioria das vezes, se sobrepõem à culinária. "Os realities não são de gastronomia. São sobre uma situação de tensão, que avalia o candidato a partir de fatores materiais, como a comida, o tempo e a quantidade. Isso gera uma dinâmica que agrada o público", pontua Corazza.

A fórmula de reality show de competição é recorrente na tevê aberta. "O gênero é forte na TV porque dá espaço para que a gente fale da gente mesmo. Essa coisa da confissão ainda é a principal característica do formato por apostar na tônica pessoal", analisa a pesquisadora de televisão Valéria Maria, da Universidade Federal da Bahia.

A segunda temporada do MasterChef Brasil prova que gastronomia e reality show formam a "receita" perfeita. A audiência é satisfatória, com média de 7 pontos, e a repercussão, estrondosa nas redes sociais. O episódio da semana passada registrou 350 mil comentários no Twitter. O sucesso fez com que a emissora formulasse versão para adolescentes, o MasterChef Júnior. Concorrentes seguem o percurso, como o SBT, com Cozinha sob pressão e Bake off Brasil, e a Record, com Batalha dos confeiteiros, apresentado por Buddy Valastro (Cake Boss).

Sustância: pernambuco à mesa. Foto: Rafael Reines/Divulgação
Sustância: pernambuco à mesa. Foto: Rafael Reines/Divulgação
O canal Food Network, lançado em novembro no Brasil, é o primeiro focado integralmente na gastronomia. Nos Estados Unidos, opera há 20 anos. Atualmente, exibe cerca de 35 programas sobre culinária - quatro brasileiros - entre competição e  receitas. "Nós notamos um engajamento grande nas nossas redes sociais e no nosso site. As pessoas redescobriram esse momento familiar de 'cozinhar junto'", analisa a vice-presidente do canal, Adriana Alcântara.

O filão gastronômico respinga nas produções locais. A série pernambucana Sustância, ainda inédita na TV, aborda a gastronomia popular em programa de entrevistas. "A popularização do gênero surgiu com programas que saíram do formato e usam a gastronomia como pano de fundo nas mais variadas regiões do mundo", afirma o produtor Gustavo Montenegro.

De acordo com ele, três atrações estrangeiras serviram como referência: Comidas exóticas (sábado, 13h50, TLC), Sem reservas (sábado, 14h48, TLC) e Man vs food (segunda, 18h, Fox Life). "Fogem do foco da receita. A gente pega elementos de cada um e traz para nossa cultura e nossa gastronomia", explica.


O cardápio de programas
Rodrigo Hilbert, Bela Gil, Palmirinha e Anquier: cozinhas e estilos. Foto: montagem/DP
Rodrigo Hilbert, Bela Gil, Palmirinha e Anquier: cozinhas e estilos. Foto: montagem/DP


Competição
O objetivo é escolher o melhor prato, sabor, apresentação em certo tempo de preparo. Os realities avaliam as técnicas dos participantes, a exemplo do MasterChef Brasil. O Bake off Brasil (21h30, sábado) aceita candidatos amadores, já o The taste Brasil (GNT) preza pela simplicidade na combinação de sabores. Exemplos: Que seja doce, do GNT, Batalha dos confeiteiros, e Cozinha sob pressão, no SBT.

Dicas e ingredientes
Em formato tradicional, como o Programa da Palmirinha (18h30, Fox Life), e o Mais você (8h50, Globo), mostram o passo a passo de receitas com dicas de preparo. A apresentadora Ana Maria Braga é uma das que se destacaram na televisão a partir deste formato.

Programas com chefs
Nomes de sucesso da gastronomia internacional falam sobre experiências e pratos. Olivier Anquier e Cloude Troisgros se destacam. O Diário do Olivier (quinta, às 21h, GNT)  descobre novos sabores durante viagens pelo Brasil. O Que maravilha! (quinta, 21h45, GNT), há 10 anos na TV, mistura ingredientes brasileiros, receitas e humor. O Cozinha na Laje (terça, 22h45, Food Network), com o jovem chef Pedro Benoliel, optou por explorar a culinária do Rio de Janeiro e mostrar um lifestyle carioca.

Comida saudável
Bela Gil comanda o Bela cozinha (terça, 20h30, GNT) e aposta em ingredientes naturais, novas técnicas culinárias e receitas leves. Na mesma linha, a nutricionista Gabriela Kapim ajuda às mães a transformar os maus hábitos das crianças, no programa Meu filho come mal (sexta, 21h30, GNT).

Celebridades na cozinha
O ator e apresentador Rodrigo Hilbert se aventura em Tempero de família (6 de agosto, 20h30, GNT), já no terceiro ano. Adriane Galisteu e o marido comandam o Papo de Cozinha com Dri e Alê (terça, 21h20, Discovery Home & Health). A atriz Carolina Ferraz mostra a habilidade no fogão com receitas simples no Receitas da Carolina (segunda, 12h, GNT). No Estrelas (14h30, Globo), Angélica recebe um convidado famoso para cozinhar enquanto entrevista.



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