![(Foto: Divulgação Neoenergia ) (Foto: Divulgação Neoenergia )]() |
Foto: Divulgação Neoenergia |
A Neoenergia Pernambuco identificou irregularidades no consumo de energia elétrica em três estabelecimentos comerciais (uma padaria, uma lavanderia e uma açaiteria). A fiscalização aconteceu durante um mutirão de combate às perdas de energia na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife.
De acordo com os técnicos da concessionária, os estabelecimentos estavam consumindo energia sem que o uso fosse registrado pelos medidores. Com a ação, foram recuperados 70 mil quilowatts-hora, quantidade suficiente para abastecer aproximadamente 600 residências.
Após a constatação das irregularidades, a Neoenergia montou uma operação com seis equipes para o desligamento das unidades e regularização dos clientes. Todo o consumo de energia registrado de forma irregular será cobrado retroativamente.
O mutirão foi realizado devido ao elevado número de ligações clandestinas identificadas na região, tanto pelas equipes de campo quanto pelo núcleo de inteligência da distribuidora.
Riscos e impactos
Além de representar um risco de acidente para quem executa a ligação irregular, os funcionários e os clientes dos estabelecimentos, o furto de energia elétrica é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até quatro anos de prisão.
As ligações clandestinas também impactam diretamente a qualidade do fornecimento de energia. Isso ocorre porque a rede de distribuição é projetada com base em estudos prévios de consumo. Quando há consumo não autorizado, o sistema pode sofrer sobrecarga, causando oscilações e até interrupções no fornecimento para toda a comunidade.
A Neoenergia reforçou que denúncias sobre furto de energia podem ser feitas anonimamente por meio dos canais de atendimento da concessionária.