Clouds26° / 29° C

OPERAÇÃO

Criança é resgatada e 38 pessoas são detidas durante operação da PRF

Em Pernambuco, a ação foi realizada nas cidades de Gravatá, Caruaru e Salgueiro

Publicado em: 06/12/2024 13:39

 (Foto: Arquivo/ PRF)
Foto: Arquivo/ PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou uma criança de 9 anos desacompanhada e deteve 38 pessoas durante a Operação Embarque Legal I, realizada nos dias 22 e 29 de novembro em cinco estados brasileiros.  

A operação, que ocorreu em Pernambuco, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul, teve como objetivo intensificar a fiscalização do transporte coletivo de passageiros, prevenir acidentes e combater irregularidades. 

Em Pernambuco, a ação foi realizada em Gravatá, Caruaru e Salgueiro, onde os policiais verificaram a documentação dos condutores e as condições dos veículos de transporte coletivo.  

Durante as abordagens, a PRF encontrou uma criança de 9 anos viajando desacompanhada na BR-104, em Caruaru. O garoto, que havia saído da cidade de Santa Maria de Cambucá, foi acolhido no posto policial até a chegada de um parente. 

Além disso, foram emitidos 344 autos de infração por irregularidades nas carteiras de habilitação, 38 pessoas foram detidas e 6 veículos foram recolhidos. 

A Operação Embarque Legal I ocorreu em locais com altos índices de sinistros de trânsito. De janeiro a outubro deste ano, os cinco estados registraram 1.821 ocorrências com ônibus e micro-ônibus, que representam 40% do total de sinistros com esse tipo de veículo no país. 

O estado com mais registros é Minas Gerais, com 252 sinistros de trânsito, seguido pelo Paraná (142), Bahia (136), Pernambuco (115) e Rio Grande do Sul (79). Ao todo foram 170 mortes, o que representa 57% do total de óbitos em ônibus e micro-ônibus, e 1.740 feridos. 

A operação contou também com o apoio da Secretaria da Mulher, que levou aos motoristas e passageiros informações sobre importunação sexual e enfrentamento à violência contra a mulher. A ANTT também foi um parceiro dessa iniciativa.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua