Clouds25° / 28° C

UFPE

Museu de Ciências Nucleares comemora 14 anos; saiba como visitar

Publicado em: 25/06/2024 08:00 | Atualizado em: 25/06/2024 09:42

 (Lucas Oliveira/Esp DP/D.A.Press)
Lucas Oliveira/Esp DP/D.A.Press

Nesta quarta-feira (26), o Museu de Ciências Nucleares da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) comemora 14 anos de fundação. Localizado no Recife, o museu é o primeiro e único do Brasil dedicado exclusivamente à pesquisa, conservação e exposição de objetos e coleções relacionadas à evolução da tecnologia nuclear no Brasil e no mundo.

O museu é aberto ao público diariamente, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, com entrada gratuita. Para grupos é preciso fazer o agendamento pelo site www.museunuclear.com. O endereço é Avenida Professor Luiz Feira, 1000, no Curado.


Inaugurado em maio de 2010, o museu está sendo ampliado com a inclusão de uma nova ala que inclui informações sobre aplicação das radiações ionizantes em radioterapia, agricultura, meio ambiente e forense. "O objetivo do museu é desmitificar o uso das radiações ionizantes. Levar a conhecimento público a quantidade de aplicações e uso das radiações de forma benefica . E mostrar que essas aplicações estão muito mais no dia a dia da gente do que possamos imaginar. Além disso , como recebemos vários alunos do Ensino Médio, temos uma área com experimentos didáticos e interativos para explicar um pouco da física", comenta a coordenadora do museu, a profª Dra. Helen Jamil Khoury. 

 (Divulgação/Associação Brasileira de Energia Nuclear)
Divulgação/Associação Brasileira de Energia Nuclear

 

Sobre o museu

O Museu de Ciências Nucleares da UFPE foi criado com objetivo de promover a curiosidade e a compreensão pública sobre as aplicações pacíficas das ciências nucleares. O espaço tem recebido cerca de 50 mil visitantes entre estudantes, publico em geral e tem difundido as aplicações nucleares na indústria, medicina e meio ambiente. Organizou cursos para professores de ciências do ensino médio, organizou exposições em escolas e shoppings de Recife. Tem contribuído para a motivação de estudantes para a área nuclear. Recentemente os três ex-monitores do museu participaram de um concurso Embaixadores nucleares, organizado pela ABEN, Associação brasileira de Energia Nuclear e foram os ganhadores deste premio. 

 

Programação de aniversário
A diretoria dos institutos da Comissão Nacional de Ciencias Nucleares e o presidente  da CNEN, Dr. Francisco Rondinelli, participará da programação de aniversário do museu, com a palestra "P, D & I no Setor Nuclear - Perspectiva para uma Cooperação Multi-Institucional"  em que falará sobre os instrumentos que a CNEN tem para facilitar a aproximação entre as instituições nucleares do país.

Teremos a presença do Vic-reitor, prof Moacyr Cunha de Araújo Filho, pró-reitroes da UFPE, da UPE e UFRPE, Diretor de Inovação da FACEPE, Dr, Leonardo Ferraz, entre outros. 

Mais notícias