Rain25° / 25° C

SAÚDE

Diabetes já atinge mais de 15 milhões de brasileiros

Publicado em: 01/12/2022 15:15

Médico fala sobre dificuldade de diagnóstico e prevenção da doença (Reprodução/FreepikMédico  )
Médico fala sobre dificuldade de diagnóstico e prevenção da doença (Reprodução/FreepikMédico )
O Brasil é o 6º país com mais casos de diabetes no mundo, segundo dados do último Atlas do Diabetes, publicado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). No país, 15,7 milhões de pessoas sofrem com a doença e muitas delas não sabem disso.

O endocrinologista credenciado Omint e ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Luiz Turatti, explica que muitas pessoas convivem com o diabetes sem saber, pois essa é uma doença difícil de diagnosticar, já que os sintomas mais comuns normalmente não aparecem ou não são percebidos.

“Há uma certa dificuldade de se diagnosticar o diabetes, porque a glicose precisa estar em níveis muito elevados para que o paciente tenha algum sintoma, então, geralmente só quando a glicose está acima de 200 é que o paciente liga o sinal de alerta. É neste momento que surgem sintomas como aumento da vontade de urinar, muita sede, desidratação, muita fome, perda de peso e visão embaçada” diz Turatti.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. O Tipo 1 faz com que o sistema imunológico ataque equivocadamente as células beta e, como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Já o Tipo 2, que atinge 90% das pessoas com diabetes, aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia.

Um simples exame de sangue pode revelar se a pessoa tem ou não diabetes. Com uma gotinha de sangue e três minutos de espera, já é possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia e, caso a alteração seja considerável, será necessária a realização de outros exames, mais aprofundados.

Aumento de casos
 
Outro dado alarmante publicado no Atlas do Diabetes é o crescente número de casos de diabetes. Em todo o mundo já são 537 milhões de pessoas com a doença e, de 2019 a 2021, o aumento foi de 16%.

Mesmo com os números altos, o médico indica que o saldo é positivo. “Felizmente, o aumento do número de diagnósticos acontece porque hoje em dia as pessoas têm realizado mais exames, além de campanhas para conscientização sobre a detecção da doença nas fases mais precoces'', explica Turatti.
Tags: brasil | saúde | diabetes |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua