Clouds25° / 28° C

Pandemia

Pernambuco não descarta incluir novas cidades na Operação Quarentena

Publicado em: 15/05/2020 19:43 | Atualizado em: 15/05/2020 20:46

Coletiva virtual do Governo de Pernambuco (Foto: YouTube/Reprodução)
Coletiva virtual do Governo de Pernambuco (Foto: YouTube/Reprodução)
André Longo, Secretário de Saúde de Pernambuco, afirmou que o município do Paulista, na RMR, tem liberdade para aderir às novas medidas restritivas mais rígidas, como ocorreu no Recife, Olinda, em Jaboatão dos Guararapes, no Camaragibe e em São Lourenço da Mata. Caso medidas sejam aplicadas pela gestão municipal, o prefeito Junior Matuto terá "total apoio do Governo de Pernambuco". O aviso também se estendeu aos demais gestores dos municípios pernambucanos. A fala de Longo foi uma resposta ao pedido de Matuto, nesta sexta-feira (15), para entrar na quarentena oficial decretada pelo executivo estadual, realizada nas cinco cidades a partir deste sábado (16).

As informações foram repassadas em coletiva de imprensa virtual realizada no YouTube nesta sexta-feira. Também participaram Antônio de Pádua, da Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), e Ernani Medicis, procurador-geral do estado. Ainda nesta sexta, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou 621 novos casos de Covid-19 em Pernambuco. Agora, o estado totaliza 16209 casos já confirmados, sendo 8554 graves e 7655 leves.
"Nós ficamos inicialmente com esse movimento nas principais cidades da região metropolitana. Consideramos os termos de população, de casos e de óbitos”, afirmou Longo. "Mas esse é um primeiro momento que não afasta a possibilidade da adesão de mais municípios, pois o decreto prevê isso. Os prefeitos estão sendo chamados, pois todos têm responsabilidade nesse momento. Não é um momento de relaxamento, de atender apenas os cinco municípios. Se Junior Matuto, por exemplo, quiser tomar medidas, terá todo o apoio do governo. Nada impede que daqui há uma semana essas medidas incluam outras cidades". O Secretário forçou que as cidades que assistirem a realização de atos contra o isolamento terão apoio da Polícia Militar, dentro dos seus operativos nos municípios. 

Investigação de bebê indígena, expansão do Atende em Casa e Sertão 
A coletiva também explicou sobre o andamento da investigação do caso da bebê que morreu de Covid-19 com três dias de vida em Floresta, Sertão do estado. A morte da recém-nascida da etnia indígena pipipã foi registrada pela no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde no da 5 de maio. De acordo com André Longo, a mãe da criança realizou três testes e todos foram negativos. "Estamos investigando os profissionais da unidade onde foi realizado o parto da criança, assim como outros familiares. Até agora, 16 profissionais foram testados, com 7 negativos e 9 que ainda aguardam o resultado. Mais 14 pessoas, incluindo familiares e pessoas próximas foram testadas, mas 13 ainda estão aguardando. Apenas 1 apresentou resultado negativo".

O Secretário de Saúde aproveitou para ressaltar que o projeto Atende em Casa, em que profissionais conversam com pacientes por celulares, está chegando no município de Floresta, além de Calumbi, Betânia, Carnaúba, Flores, Itacurubam e Santa Cruz da Baixa Verde, São João do Belmonte e Triunfo, Alagoinha e Santa Cruz do Capibaribe. “A expansão vai ser ao longo da próxima semana. Queremos chegar a todo o restante de Pernambuco”. 

Petrolina e a região do Sertão de São Francisco também entraram em pauta pela ausência de hospitais de campanha até o momento. “O hospital é importante, mas complementa outras iniciativas de lá. Existe uma articulação com a própria prefeitura para que possamos viabilizar mais leitos no Heliporto Hospital de Urgências e Traumas, na UNIVASF Universidade Federal do Vale do São Francisco. Já credenciamentos o Memorial Petrolina e o Neurocardio, ambas em Petrolina”. De acordo com ele, a UPAE Petrolina já está funcionando, inicialmente com 10 leitos, mas em processo de expansão para a existência de leitos de terapia intensiva. O Hospital Santa Maria está com 20 leitos de enfermaria. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias