Diario de Pernambuco
Busca

Decreto

Aplicativos de transporte se posicionam sobre regras de rodízio

Publicado em: 11/05/2020 20:26 | Atualizado em: 11/05/2020 20:36

Plataformas acreditam que corridas ajudam na logística da cidade. (Foto: Marcos Vieira/EM)
Plataformas acreditam que corridas ajudam na logística da cidade. (Foto: Marcos Vieira/EM)

Nas novas medidas anunciadas hoje pelo Governo de Pernambuco, transporte por meio de aplicativos não entraram na lista de exceções para o rodízio de veículos a ser implementado no estado durante 15 dias - do dia 16 ao dia 31 de maio. Desta forma, eles terão que seguir as mesmas regras a serem implementadas, que seguem um cronograma baseado de acordo com a placa do carro. As que tiverem finalização com número par poderão circular em dias pares e o mesmo vale para o número ímpar. As regras começam a valer no próximo sábado e os aplicativos se posicionaram, alegando que o transporte feito por meio das plataformas ajudam na logística e funcionamento da cidade.

Segundo a Uber, a atividade exercida pelos motoristas parceiros aos usuários é essencial para a logística e funcionamento da Grande Recife. "Seja realizando viagens para profissionais de saúde da linha de frente, doadores de sangue, seja por meio da entrega de medicamentos, refeições e conveniências. As equipes da Uber seguem trabalhando para que motoristas parceiros possam oferecer esse serviço", informa por meio de nota.

Além disso, a plataforma sugere que a diminuição na quantidade de motoristas pode refletir no valor das viagens. "O sistema reflete a relação entre a oferta e a demanda por viagens de transporte individual privado em determinada região, num determinado período. A redução de veículos particulares nas ruas resulta num desequilíbrio na procura pelo serviço em relação à disponibilidade de motoristas, o que inevitavelmente reflete na disponibilidade de viagens e no preço das mesmas", completa.

Já a 99 informou que outras cidades adotaram a mesma linha de medidas do Governo de Pernambuco, mas colocando o transporte por aplicativos como exceção para garantir a mobilidade dos profissionais que precisam se deslocar, como no Maranhão. Porém, o aplicativo vai orientar os motoristas parceiros, por meio da própria plataforma, sobre a determinação das autoridades locais. "A empresa reforça que a saúde e segurança dos motoristas parceiros e passageiros é prioridade para a empresa", informou, por meio de nota.

Além disso, a 99 reforça que vem adotando medidas para manter a geração de renda neste período de pandemia. "Foi criado um fundo de R$ 4 milhões para doação de corridas em diversas cidades brasileiras cujo valor é 100% destinada ao motorista. Só em Recife serão seis mil corridas doadas. A 99 também promove a desinfecção dos veículos dos parceiros com uma técnica inovadora já aplicada na Espanha contra o vírus", acrescentou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL